Aula sobre Politicas Indigenistas Proclamacao Da Republica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. Será abordado as diferentes políticas indigenistas adotadas pelos governos republicanos, suas consequências e impactos na vida dos povos indígenas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do estudo das políticas indigenistas no Brasil. Faça uma breve revisão sobre a história dos povos indígenas no Brasil e sua relação com o Estado.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso sobre uma política indigenista específica adotada pelo governo republicano. Os alunos deverão analisar o estudo de caso e identificar as principais características da política indigenista apresentada.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir as políticas indigenistas apresentadas no estudo de caso. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do Template de Infográfico

    Os alunos deverão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre as políticas indigenistas apresentadas na aula.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do Infográfico

    Os alunos deverão preencher o template de infográfico com as informações sobre as políticas indigenistas apresentadas na aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Infográficos

    Os alunos deverão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas em cada lacuna.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e estimulando a reflexão dos alunos sobre a importância do estudo das políticas indigenistas no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Contextualizar a importância do estudo das políticas indigenistas.
  • Revisar a história dos povos indígenas no Brasil.
  • Identificar as características das políticas indigenistas.
  • Estimular a análise crítica dos alunos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância do estudo das políticas indigenistas.

Critérios de avaliação

  • Organização das informações no infográfico.
  • Clareza na apresentação das informações.
  • Participação nas discussões durante as aulas.
  • Qualidade dos registros realizados durante as atividades.

Ações do professor

  • Contextualizar a importância do estudo das políticas indigenistas.
  • Fazer uma breve revisão sobre a história dos povos indígenas no Brasil.
  • Apresentar o estudo de caso.
  • Estimular a análise crítica dos alunos.
  • Avaliar os infográficos apresentados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso.
  • Identificar as principais características da política indigenista apresentada.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar o template de infográfico.
  • Refletir sobre a importância do estudo das políticas indigenistas.