Aula sobre Politicas Indigenistas Proclamacao Da Republica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas indigenistas após a Proclamação da República, destacando as principais ações do Estado em relação aos povos indígenas e suas consequências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue uma folha de papel sulfite para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. O objetivo é que os alunos criem um jogo que aborda o tema da aula e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre as políticas indigenistas após a Proclamação da República e suas consequências. Disponibilize livros, revistas e jornais antigos para que os alunos possam fazer a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos deverão criar o jogo, definindo os desafios, níveis e esquema de recompensas. Oriente os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar o jogo criado para a turma, explicando o objetivo, os desafios e o esquema de recompensas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos deverão discutir em grupo as políticas indigenistas após a Proclamação da República e suas consequências, identificando as pautas dos povos indígenas e das populações afrodescendentes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua destacando as principais informações apresentadas pelos alunos e reforçando a importância de compreender a história das políticas indigenistas após a Proclamação da República.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e explicar as pautas dos povos indígenas e das populações afrodescendentes no contexto republicano.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo e na discussão em grupo.
  • Qualidade do jogo criado, levando em consideração o objetivo, os desafios e o esquema de recompensas.
  • Identificação e explicação das pautas dos povos indígenas e das populações afrodescendentes no contexto republicano.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e orientar os alunos na criação do jogo.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e tirar dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo e da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e crítica.
  • Identificar e explicar as pautas dos povos indígenas e das populações afrodescendentes no contexto republicano.