Aula sobre Politicas Indigenistas Proclamacao Da Republica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. A ideia é que os alunos possam compreender as diferentes políticas adotadas pelos governos e refletir sobre as consequências dessas políticas para os povos indígenas e para a sociedade brasileira como um todo.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o no período histórico em que ocorreu. É importante que os alunos compreendam o contexto político e social da época para que possam entender as políticas indigenistas adotadas.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.Etapa 3 - Pesquisa
Oriente os alunos a pesquisarem sobre as políticas indigenistas adotadas no período republicano e as consequências dessas políticas para os povos indígenas. Os alunos devem buscar informações em livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis na escola.Etapa 4 - Preparação do debate
Os grupos defensor e opositor devem preparar seus argumentos para o debate. A banca julgadora deve preparar as perguntas que serão feitas aos grupos. O grupo de observadores deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas pelos grupos.Etapa 5 - Debate
Faça a mediação do debate entre os grupos defensor e opositor. A banca julgadora deve fazer perguntas aos grupos e avaliar as respostas. O grupo de observadores deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas pelos grupos.Etapa 6 - Conclusão
Encerre o debate e faça uma síntese das principais ideias apresentadas pelos grupos. É importante que os alunos compreendam as diferentes perspectivas apresentadas e reflitam sobre as consequências das políticas indigenistas adotadas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos previamente. É importante que os alunos sejam avaliados não apenas pelo conteúdo apresentado, mas também pela participação no debate e pela capacidade de argumentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e explicar as pautas dos povos indígenas no contexto republicano.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover a reflexão sobre as consequências das políticas indigenistas adotadas.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Capacidade de argumentação.
- Conhecimento do conteúdo apresentado.
- Coerência e clareza na apresentação das ideias.
- Respeito às diferentes perspectivas apresentadas.
Ações do professor
- Mediar o debate entre os grupos.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
- Estimular a participação de todos os alunos no debate.
- Fazer uma síntese das principais ideias apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as políticas indigenistas adotadas no período republicano.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate.
- Respeitar as diferentes perspectivas apresentadas.
- Refletir sobre as consequências das políticas indigenistas adotadas.