Aula sobre Politicas Indigenistas Proclamacao Da Republica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esse roteiro tem como objetivo apresentar aos alunos a história das políticas públicas voltadas para os povos indígenas no Brasil, desde a Proclamação da República até o período pré-ditadura militar. Será abordado as diferentes políticas indigenistas adotadas pelos governos republicanos, suas consequências e impactos na vida dos povos indígenas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais, como livros, revistas, jornais, mapas e fotografias, que possam ser utilizados pelos alunos para pesquisar sobre o tema. Prepare também um roteiro de estudo para os alunos, com orientações sobre o que pesquisar e como organizar as informações.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar o roteiro e pesquisar sobre o tema. Os alunos deverão organizar as informações em um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as informações pesquisadas e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Oriente os alunos na discussão e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs na frente da turma. Faça a mediação da apresentação e estimule a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Debate em sala

    Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre as políticas indigenistas após a Proclamação da República. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Sistematize as informações apresentadas pelos alunos e faça uma síntese do tema abordado. Estimule os alunos a refletirem sobre as políticas indigenistas adotadas atualmente no Brasil.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade com base nos critérios estabelecidos previamente. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e explicar as políticas indigenistas adotadas pelos governos republicanos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre as consequências e impactos das políticas indigenistas na vida dos povos indígenas.
  • Utilizar diferentes fontes de pesquisa para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula.
  • Organização e clareza das informações apresentadas pelos alunos.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Selecionar materiais que possam ser utilizados pelos alunos para pesquisar sobre o tema.
  • Orientar os alunos na discussão em grupo e na apresentação das conclusões.
  • Mediar o debate em sala de aula e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o roteiro preparado e pesquisar sobre o tema.
  • Organizar as informações em um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula.