Aula sobre Poluicao Atmosferica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A poluição atmosférica é um problema que afeta a todos nós, principalmente nas grandes cidades. Ela ocorre quando há a liberação de poluentes na atmosfera, causando diversos problemas para a saúde humana e para o meio ambiente. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Thinking para entender melhor como a poluição atmosférica afeta as pessoas e buscar soluções para este problema. Para isso, vamos criar um mapa de empatia, onde iremos identificar as dores e ganhos de quem sofre com a poluição atmosférica, para que possamos encontrar soluções mais efetivas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a aula para os alunos, explicando o que é poluição atmosférica e como ela afeta as pessoas e o meio ambiente.Dê alguns temas para os alunos pesquisar, como: “Industrialização, queimadas, mineração, etc” para que as pesquisas não fiquem repetidas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor como a poluição atmosférica afeta as pessoas e buscar soluções para este problema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as dores e ganhos identificados no mapa de empatia. O objetivo é levantar ideias para solucionar o problema da poluição atmosférica.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Os grupos devem fazer um brainstorming de soluções para o problema da poluição atmosférica, levando em consideração as dores e ganhos identificados no mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar as soluções encontradas para o problema da poluição atmosférica. Incentive a participação de todos os alunos e a troca de ideias entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação das soluções

    Os alunos devem avaliar as soluções apresentadas pelos outros grupos, levando em consideração a viabilidade e efetividade de cada uma delas.

  7. Etapa 7 - Atividade prática

    Peça para os alunos fazerem um projeto para limpeza da escola, separando os lixos por reciclável, orgânico, plástico, vidro.

  8. Etapa 8 - Fechamento da aula

    Faça uma breve reflexão sobre a aula e reforce a importância de buscar soluções para o problema da poluição atmosférica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a composição do ar e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
  • Desenvolver a empatia dos alunos em relação às pessoas que sofrem com a poluição atmosférica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em avaliar criticamente as soluções apresentadas pelos outros grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação de todos os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a troca de ideias entre os grupos e a reflexão crítica sobre as soluções apresentadas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Discutir em grupo as dores e ganhos identificados no mapa de empatia.
  • Participar ativamente do brainstorming e da apresentação das soluções.
  • Avaliar criticamente as soluções apresentadas pelos outros grupos.
  • Refletir sobre a importância de buscar soluções para problemas ambientais.