Aula sobre Poluicao Atmosferica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Poluição atmosférica" é uma questão muito relevante para o mundo em que vivemos. A poluição do ar afeta diretamente nossa saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. É importante que os alunos entendam a composição do ar e como fenômenos naturais e antrópicos podem alterar essa composição, gerando a poluição atmosférica. Para trabalhar esse tema, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para discutir o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Poluição atmosférica" e explicará a importância de discutir esse assunto. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir e anotar ideias sobre o tema.Etapa 2 - Subtópicos
Os alunos serão divididos em 4 grupos, cada um responsável por um subtópico:\- Causas da poluição atmosférica
\- Consequências da poluição atmosférica
\- Soluções para a poluição atmosférica
\- Papel do governo e da sociedade na redução da poluição atmosférica
Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o seu subtópico, utilizando fontes confiáveis e anotando as principais informações.Etapa 4 - Debate
Os grupos defenderão suas ideias e argumentos, utilizando a metodologia do Modelo de Debate Crítico. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e a coerência com as pesquisas realizadas.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma reflexão final sobre o tema e os alunos poderão expressar suas opiniões e aprendizados sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição."
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
- Desenvolver a oratória e a argumentação dos alunos
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da redução da poluição atmosférica
Critérios de avaliação
- Coerência dos argumentos com as pesquisas realizadas
- Participação ativa dos alunos durante o debate
- Qualidade da oratória e da argumentação
- Respeito às opiniões e ideias dos colegas
- Criatividade e originalidade na apresentação dos argumentos
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as etapas da atividade
- Acompanhar e orientar os grupos durante a pesquisa
- Mediar o debate, garantindo a participação de todos e o respeito às opiniões divergentes
- Fazer uma reflexão final sobre o tema e os aprendizados da atividade
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas
- Realizar a pesquisa de forma responsável e utilizando fontes confiáveis
- Defender seus argumentos de forma coerente e criativa
- Respeitar as opiniões e ideias dos colegas durante o debate
- Fazer uma reflexão crítica sobre a importância da redução da poluição atmosférica