Aula sobre Poluicao Atmosferica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Poluição atmosférica" é uma questão muito relevante para o mundo em que vivemos. A poluição do ar afeta diretamente nossa saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. É importante que os alunos entendam a composição do ar e como fenômenos naturais e antrópicos podem alterar essa composição, gerando a poluição atmosférica. Para trabalhar esse tema, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Poluição atmosférica" e explicará a importância de discutir esse assunto. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para discutir e anotar ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Subtópicos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos, cada um responsável por um subtópico:

    \- Causas da poluição atmosférica

    \- Consequências da poluição atmosférica

    \- Soluções para a poluição atmosférica

    \- Papel do governo e da sociedade na redução da poluição atmosférica


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o seu subtópico, utilizando fontes confiáveis e anotando as principais informações.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defenderão suas ideias e argumentos, utilizando a metodologia do Modelo de Debate Crítico. A banca julgadora avaliará a qualidade dos argumentos e a coerência com as pesquisas realizadas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma reflexão final sobre o tema e os alunos poderão expressar suas opiniões e aprendizados sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Desenvolver a oratória e a argumentação dos alunos
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da redução da poluição atmosférica

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos com as pesquisas realizadas
  • Participação ativa dos alunos durante o debate
  • Qualidade da oratória e da argumentação
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos argumentos

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as etapas da atividade
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a pesquisa
  • Mediar o debate, garantindo a participação de todos e o respeito às opiniões divergentes
  • Fazer uma reflexão final sobre o tema e os aprendizados da atividade

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e utilizando fontes confiáveis
  • Defender seus argumentos de forma coerente e criativa
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas durante o debate
  • Fazer uma reflexão crítica sobre a importância da redução da poluição atmosférica