Aula sobre Poluicao Atmosferica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A poluição atmosférica é um problema ambiental grave que afeta todo o planeta. Ela é causada principalmente pela emissão de gases poluentes de indústrias, veículos e queimadas. Esses gases causam danos à saúde humana, além de contribuir para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Nesta aula, vamos aprender sobre a composição do ar e como a poluição atmosférica pode alterá-la. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações, na qual os alunos irão se dividir em grupos para realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução ao tema
O professor inicia a aula explicando a importância do ar para a vida na Terra e como ele é composto. Em seguida, introduz o tema da poluição atmosférica e seus efeitos na saúde e no meio ambiente.Etapa 2 - Estação 1 - Composição do ar
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a composição do ar e como ele é formado por diferentes gases. Eles irão realizar uma atividade em que irão separar os componentes do ar em tubos de ensaio e identificá-los por meio de reações químicas.Etapa 3 - Estação 2 - Poluentes atmosféricos
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os principais poluentes atmosféricos e como eles são emitidos. Eles irão realizar uma atividade em que irão identificar os poluentes emitidos por diferentes fontes, como veículos e indústrias.Etapa 4 - Estação 3 - Efeitos da poluição atmosférica
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os efeitos da poluição atmosférica na saúde e no meio ambiente. Eles irão realizar uma atividade em que irão identificar os impactos da poluição atmosférica em diferentes regiões do mundo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Reúna a turma para uma discussão geral sobre os temas abordados nas estações. Os alunos irão compartilhar o que aprenderam e discutir as consequências da poluição atmosférica e o que pode ser feito para reduzi-la.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula ressaltando a importância da preservação do ar e das medidas que podem ser tomadas para reduzir a poluição atmosférica.Etapa 7 - Avaliação
Utilize como avaliação as atividades realizadas durante o circuito: Quiz, cruzadinha; caça palavras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a composição do ar e os principais poluentes atmosféricos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre os impactos da poluição atmosférica na saúde e no meio ambiente.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula por meio da metodologia de Rotação por Estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos abordados na aula.
- Identificação dos principais poluentes atmosféricos e seus efeitos na saúde e no meio ambiente.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos relacionados ao tema.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas nas estações.
- Estimular a participação e o diálogo entre os alunos durante a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas nas estações.
- Compartilhar com os colegas o que aprenderam durante a aula.
- Refletir sobre as consequências da poluição atmosférica e o que pode ser feito para reduzi-la.