Aula sobre Poluicao Atmosferica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A poluição atmosférica é um problema que afeta diretamente a nossa saúde e o meio ambiente. Ela é causada por diversos fatores, como a queima de combustíveis fósseis, a emissão de gases poluentes pelas indústrias, o desmatamento, entre outros. Infelizmente, muitas vezes não percebemos a gravidade desse problema, pois a poluição do ar é invisível aos nossos olhos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos aprendam sobre a composição do ar e os fenômenos que podem alterá-la. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Preparação
Envie aos alunos um material de estudo prévio sobre a composição do ar e os principais poluentes atmosféricos. Os alunos deverão estudar esse material em casa e trazer dúvidas e questionamentos para a aula.Etapa 2 - Apresentação
Inicie a aula com uma breve revisão sobre a composição do ar e os principais poluentes. Em seguida, deverá apresentar exemplos práticos de como a poluição atmosférica pode afetar a saúde humana e o meio ambiente.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade. Em seguida, deverão utilizar esse template para avaliar os exemplos práticos apresentados pelo professor.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo sobre as avaliações feitas na etapa anterior e apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.Etapa 5 - Apresentação das soluções
Cada grupo deverá apresentar suas sugestões para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação das soluções.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos deverão refletir sobre a importância de cuidar do ar que respiramos e como eles podem contribuir para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados;
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica;
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
- Desenvolver a consciência ambiental.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo;
- Qualidade das sugestões apresentadas para melhorar a qualidade do ar em sua cidade;
- Qualidade da apresentação das soluções;
- Reflexão sobre a importância de cuidar do ar que respiramos;
- Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Preparar material de estudo prévio para os alunos;
- Apresentar exemplos práticos sobre a poluição atmosférica;
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.
Ações do aluno
- Estudar o material prévio enviado pelo professor;
- Participar da discussão em grupo;
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Avaliar os exemplos práticos apresentados pelo professor;
- Apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.