Aula sobre Poluicao Atmosferica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A poluição atmosférica é um problema que afeta diretamente a nossa saúde e o meio ambiente. Ela é causada por diversos fatores, como a queima de combustíveis fósseis, a emissão de gases poluentes pelas indústrias, o desmatamento, entre outros. Infelizmente, muitas vezes não percebemos a gravidade desse problema, pois a poluição do ar é invisível aos nossos olhos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos aprendam sobre a composição do ar e os fenômenos que podem alterá-la. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Envie aos alunos um material de estudo prévio sobre a composição do ar e os principais poluentes atmosféricos. Os alunos deverão estudar esse material em casa e trazer dúvidas e questionamentos para a aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Inicie a aula com uma breve revisão sobre a composição do ar e os principais poluentes. Em seguida, deverá apresentar exemplos práticos de como a poluição atmosférica pode afetar a saúde humana e o meio ambiente.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade. Em seguida, deverão utilizar esse template para avaliar os exemplos práticos apresentados pelo professor.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as avaliações feitas na etapa anterior e apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deverá apresentar suas sugestões para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação das soluções.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos deverão refletir sobre a importância de cuidar do ar que respiramos e como eles podem contribuir para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Desenvolver a consciência ambiental.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo;
  • Qualidade das sugestões apresentadas para melhorar a qualidade do ar em sua cidade;
  • Qualidade da apresentação das soluções;
  • Reflexão sobre a importância de cuidar do ar que respiramos;
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar material de estudo prévio para os alunos;
  • Apresentar exemplos práticos sobre a poluição atmosférica;
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.

Ações do aluno

  • Estudar o material prévio enviado pelo professor;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar os exemplos práticos apresentados pelo professor;
  • Apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ar em sua cidade.