Aula sobre Ponto Medio De Um Segmento E Baricentro De Um Triangulo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicia a aula contextualizando os alunos de que o ponto médio de um segmento é um conceito fundamental na geometria, que pode ser utilizado para calcular medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano. O baricentro de um triângulo é o ponto de encontro das medianas, utilizado para determinar o centro de gravidade do triângulo. Ressalte para os alunos que, nesta aula, eles irão aprender sobre esses conceitos e como aplicá-los em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Cite alguns exemplos para os alunos entenderem melhor o tema da aula. Exemplo: ‘Imagine que você precisa construir um cercado para o seu animal de estimação. Você tem um pedaço de arame que mede 6 metros de comprimento e precisa dividi-lo em duas partes iguais para construir o cercado. Como você faria isso? O ponto médio do arame é o ponto exato onde você deve cortá-lo para obter duas partes iguais’.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos para que juntos possam discutir e resolver o problema. Peça ao grupo que organizem, conforme o modelo, um diário de bordo para registrar o problema, as alternativas para solucioná-lo e a solução final escolhida.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Estimule o grupo a discutir sobre como resolver o problema a partir de diferentes situações que representem a situação-problema apresentada na última aula. Destaque a importância de registrar as ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Seleção de alternativas

    Após a etapa de geração de alternativas, o grupo precisa, em comum acordo, selecionar a alternativa que contenha a solução mais adequada para representar a situação-problema. Nesta etapa, os estudantes precisam registrar no diário de bordo os argumentos que ajudam a defender esta alternativa como a melhor solução para o problema apresentado.

  5. Etapa 5 - Solução

    Peça aos alunos para resolverem a situação-problema apresentada, utilizando a solução selecionada na etapa anterior. Importante orientá-los a deixar estas resoluções registradas no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para toda a turma os registros do diário de bordo e a solução escolhida para resolver o problema. A apresentação terá duração de 15 minutos, acrescidos de mais 5 minutos para perguntas e dúvidas. Todos os membros do grupo devem participar ativamente da apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Proponha uma avaliação em pares aos alunos, de maneira que eles possam avaliar o desempenho coletivo do grupo, considerando os seguintes itens: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A avaliação deve considerar uma escala de 1 a 5, sendo 1 (muito baixo) e 5 (muito alto). Após isso, retome os principais pontos apresentados pelos grupos na resolução dos problemas e na avaliação em pares, fazendo uma reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem ao longo desta atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reforçar a importância do ponto médio de um segmento e do baricentro de um triângulo na geometria.
  • Promover a comunicação, a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Estimular a capacidade de resolução de problemas e o pensamento crítico.
  • Potencializar as habilidades de organização e sistematização das informações.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na resolução da situação-problema e na apresentação e discussão em grupo.
  • Capacidade de identificar o ponto médio de um segmento e do baricentro de um triângulo na geometria.
  • Criatividade nas soluções, clareza e objetividade na comunicação e pensamento crítico.
  • Capacidade de registrar, organizar e sistematizar informações.

Ações do professor

  • Apresentar a situação-problema envolvendo o tema da aula e contextualizar com exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas, inclusive tirando dúvidas.
  • Questionar os alunos sobre como representar a situação matematicamente e estimular a discussão em grupo.
  • Estimular o registro das ideias, a criatividade na busca de soluções, a organização e a sistematização das informações e a clareza e objetividade na comunicação.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Identificar e selecionar as soluções para encontrar oponto médio de um segmento e do baricentro de um triângulo na geometria.
  • Registrar a situação-problema, as alternativas geradas, as alternativas selecionadas e a solução encontrada em um diário de bordo.
  • Participar ativamente das atividades e discussão em grupo.
  • Preparar a apresentação, comunicar de forma clara e objetiva as informações e argumentar sobre as soluções encontradas.
  • Refletir criticamente sobre o processo de aprendizagem.