Aula sobre Ponto Medio De Um Segmento E Baricentro De Um Triangulo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Ponto médio de um segmento e baricentro de um triângulo" é muito importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, pontes, estradas, entre outros. O ponto médio de um segmento é utilizado para calcular a distância entre dois pontos quaisquer, sem o uso de fórmulas, e é fundamental para calcular medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos sobre o ponto médio de um segmento e o baricentro de um triângulo.

  2. Etapa 2 - Desenvolvimento

    Os alunos, divididos em grupos, receberão uma atividade prática para desenvolver em sala de aula. Eles deverão construir um triângulo utilizando régua, compasso e papel sulfite. Em seguida, deverão encontrar o baricentro do triângulo e marcar o ponto médio de cada lado. Após encontrarem os pontos médios, deverão calcular a distância entre eles.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os grupos criarão um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão descrever o problema encontrado na atividade prática, gerar alternativas para resolvê-lo e apresentar a solução encontrada.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema encontrado, as alternativas geradas e a solução encontrada.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma discutirá em grupo as soluções encontradas pelos grupos e debaterá sobre a importância do ponto médio de um segmento e do baricentro de um triângulo na Matemática e em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, destacando as principais aprendizagens e a importância do tema no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os grupos e suas apresentações, mas também peça para que os alunos avaliem a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, sem o uso de fórmulas;
  • Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo;
  • Aplicar a Matemática em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade prática em grupo;
  • Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo;
  • Clareza na apresentação do diário de bordo;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Compreensão do tema e sua aplicação em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema;
  • Orientar os alunos na atividade prática em grupo;
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo;
  • Conduzir a discussão em grupo;
  • Fazer uma conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade prática em grupo;
  • Criar um diário de bordo com qualidade;
  • Apresentar o diário de bordo com clareza;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Compreender o tema e sua aplicação em situações cotidianas.