Aula sobre Ponto Medio De Um Segmento E Baricentro De Um Triangulo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que o ponto médio de um segmento é um conceito fundamental na geometria, pois é utilizado em diversas aplicações, como na construção de triângulos, cálculo de áreas e perímetros de figuras planas, entre outros. Além disso, o baricentro de um triângulo é um ponto de equilíbrio com grande importância na física e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses conceitos e como aplicá-los em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula para os alunos e explique a importância do ponto médio de um segmento e do baricentro de um triângulo na geometria e em outras áreas do conhecimento.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Eles irão trabalhar em grupos para realizar um estudo de caso sobre a construção de uma ponte suspensa. Eles deverão pesquisar sobre as características da ponte, como altura, comprimento, peso, entre outras informações relevantes. Em seguida, deverão utilizar o conceito de ponto médio de um segmento e baricentro de um triângulo para calcular a posição ideal dos cabos de sustentação da ponte.

  3. Etapa 3 - Criação do infográfico

    Com base nas informações coletadas no estudo de caso, os alunos irão criar um _template_ de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do infográfico

    Os alunos irão preencher o infográfico com as informações coletadas no estudo de caso, utilizando os conceitos de ponto médio de um segmento e baricentro de um triângulo para calcular as posições ideais dos cabos de sustentação da ponte.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir as soluções encontradas e comparar os resultados obtidos. Medie a discussão e esclareça eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados obtidos e explicar como utilizaram os conceitos de ponto médio de um segmento e baricentro de um triângulo para chegar às soluções encontradas. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de determinar o ponto médio de um segmento de reta e o baricentro de um triângulo.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de ponto médio de um segmento e baricentro de um triângulo.
  • Habilidade em aplicar os conceitos em situações práticas.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos conceitos.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Realizar o estudo de caso em grupo.
  • Criar o _template_ de infográfico e preenchê-lo com as informações coletadas.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar os resultados obtidos.