Aula sobre Ponto Medio De Um Segmento E Baricentro De Um Triangulo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula dizendo aos alunos que o ponto médio de um segmento é um conceito importante na geometria, pois é utilizado em diversas situações, como no cálculo de medidas de perímetros e áreas de figuras planas. Além disso, o baricentro de um triângulo é um ponto de equilíbrio que pode ser utilizado em diversas aplicações, como na construção de estruturas e na determinação do centro de massa de objetos.

Exemplos práticos:

- Determinar o ponto médio de um segmento de reta utilizando uma régua e um lápis.

- Construir um triângulo utilizando palitos de sorvete e determinar o baricentro utilizando um fio e um peso.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explica a metodologia ativa de gamificação e divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para receberem as instruções da criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Definição das regras

    Cada grupo define as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo, as ações dos _cards_, etc. Nesse momento, circule circula pela sala e auxilie os grupos na definição das regras.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    \- Cada grupo deve criar o tabuleiro do jogo, utilizando papel cartão, canetas coloridas e régua ofertadas pelo professor. Nesse momento, auxilie os grupos na criação do tabuleiro, sugerindo a inclusão de elementos relacionados ao tema da aula.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Cada grupo deve criar os _cards_ de perguntas e ações, utilizando papel sulfite e canetas coloridas. Auxilie os grupos na criação dos _cards_, sugerindo perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo deve testar o jogo criado pelos outros grupos, seguindo as regras definidas por eles. Circule pela sala e auxilie os grupos na resolução das questões propostas pelos _cards_.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos se reúnem para discutir as dificuldades encontradas durante o jogo e as soluções encontradas para resolvê-las. Conduza a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, considerando os critérios definidos previamente. Os alunos também devem avaliar a atividade e o desempenho dos colegas, utilizando uma ficha de avaliação ofertada pelo professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de determinar o ponto médio de um segmento e o baricentro de um triângulo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Resolução correta das questões propostas pelos _cards_.
  • Colaboração e respeito com os colegas.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na definição das regras.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e a metodologia de gamificação.
  • Auxiliar os grupos na criação do jogo.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Definir as regras do jogo.
  • Criar os cards de perguntas e ações.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos.