Aula sobre Ponto Medio De Um Segmento E Baricentro De Um Triangulo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula dizendo aos alunos que o ponto médio de um segmento é um conceito importante na geometria, pois é utilizado em diversas situações, como no cálculo de medidas de perímetros e áreas de figuras planas. Além disso, o baricentro de um triângulo é um ponto de equilíbrio que pode ser utilizado em diversas aplicações, como na construção de estruturas e na determinação do centro de massa de objetos.
Exemplos práticos:
- Determinar o ponto médio de um segmento de reta utilizando uma régua e um lápis.
- Construir um triângulo utilizando palitos de sorvete e determinar o baricentro utilizando um fio e um peso.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explica a metodologia ativa de gamificação e divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para receberem as instruções da criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Definição das regras
Cada grupo define as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo, as ações dos _cards_, etc. Nesse momento, circule circula pela sala e auxilie os grupos na definição das regras.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
\- Cada grupo deve criar o tabuleiro do jogo, utilizando papel cartão, canetas coloridas e régua ofertadas pelo professor. Nesse momento, auxilie os grupos na criação do tabuleiro, sugerindo a inclusão de elementos relacionados ao tema da aula.Etapa 4 - Criação dos cards
Cada grupo deve criar os _cards_ de perguntas e ações, utilizando papel sulfite e canetas coloridas. Auxilie os grupos na criação dos _cards_, sugerindo perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.Etapa 5 - Teste do jogo
Cada grupo deve testar o jogo criado pelos outros grupos, seguindo as regras definidas por eles. Circule pela sala e auxilie os grupos na resolução das questões propostas pelos _cards_.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos se reúnem para discutir as dificuldades encontradas durante o jogo e as soluções encontradas para resolvê-las. Conduza a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, considerando os critérios definidos previamente. Os alunos também devem avaliar a atividade e o desempenho dos colegas, utilizando uma ficha de avaliação ofertada pelo professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de determinar o ponto médio de um segmento e o baricentro de um triângulo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Resolução correta das questões propostas pelos _cards_.
- Colaboração e respeito com os colegas.
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na definição das regras.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e a metodologia de gamificação.
- Auxiliar os grupos na criação do jogo.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Definir as regras do jogo.
- Criar os cards de perguntas e ações.
- Testar o jogo criado pelos outros grupos.