Aula sobre Ponto Medio De Um Segmento E Baricentro De Um Triangulo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale que o ponto médio de um segmento é um conceito fundamental na geometria, que pode ser utilizado para calcular medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano. O baricentro de um triângulo é o ponto de encontro das medianas do triângulo, utilizado para calcular o centro de massa do triângulo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses conceitos e como aplicá-los em problemas práticos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância do ponto médio de um segmento e do baricentro de um triângulo. Peça para os alunos fazerem uma roda de conversa para discutir o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano, ponto médio de um segmento de reta e baricentro de um triângulo. É importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1: Jogo de cartas - os alunos irão jogar um jogo de cartas em que terão que identificar o ponto médio de um segmento de retais.
Estação 2: Desafio- os alunos terão que resolver um problema para calcular o baricentro de um triângulo
Estação 3: Criação - os alunos terão que criar um exercício demonstrando a distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano
Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.Etapa 5 - Exemplos práticos
Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que on tema é utilizado. Deixe claro o uso e seus benefícios.Etapa 6 - Socialização
Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e as situações resolvidas. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de determinar o ponto médio de um segmento de reta e o baricentro de um triângulo.
- Aplicar os conceitos aprendidos em problemas práticos.
- Desenvolver a capacidade de avaliar o próprio desempenho na atividade.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de ponto médio de um segmento e baricentro de um triângulo.
- Habilidade em aplicar os conceitos em problemas práticos.
- Participação na ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Ações do professor
- Preparar o material teórico e os exercícios práticos.
- Orientar os alunos nas estações de atividades.
- Avaliar os _templates_ da ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Ações do aluno
- Ler o material teórico e fazer anotações.
- Resolver os exercícios práticos em duplas ou trios.
- Criar o _template_ da Dinâmica dos 3 Qs e preencher os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’.
- Jogar os jogos preparados pelo professor.
- Fazer uma autoavaliação sobre o que aprenderam na aula.