Ponto – Seurat e Signac

O movimento artístico pontilhismo, ficou também conhecido como cromoluminarismo, neo impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo. Conheça um pouco mais de suas características nessa aula de Arte.


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual movimento artístico trabalha com a técnica de pintura que usa pontos e manchas de cor, e quais são seus principais artistas?

    A) Pontilhismo; Georges Seraut e Paul Signac.

    B) Futurismo; Georges Seraut e Paul Signac.

    C) Expressionismo; Vincent Van Gogh e Paul Klee.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    Nesta aula, os alunos do 6º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o movimento artístico Pontilhismo, criado pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac. O Pontilhismo é caracterizado pelo uso de pequenos pontos coloridos que, quando vistos de longe, se fundem para formar uma imagem. Os alunos irão aprender sobre a técnica e a história do movimento, além de desenvolverem a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica de Pontilhismo, utilizada pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac. O Pontilhismo é uma técnica que consiste em criar imagens a partir de pequenos pontos coloridos, que se misturam na visão do espectador. Essa técnica é muito utilizada em pinturas, mas também pode ser encontrada em outras formas de arte, como ilustrações e design gráfico.

    Para contextualizar o tema, você, professor, pode apresentar imagens de obras de Seurat e Signac, explicando como a técnica é aplicada e como ela pode ser encontrada em diferentes áreas do cotidiano dos estudantes, como em cartazes, revistas e até mesmo em jogos digitais.

    A metodologia ativa Design Sprint será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e aplicá-lo na análise de obras de arte.

    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o movimento Pontilhismo, que surgiu no final do século XIX. Georges Seurat e Paul Signac foram dois dos principais artistas desse movimento, que se caracteriza pelo uso de pequenos pontos de cor para criar uma imagem. O objetivo é que os alunos aprendam a analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, e como ele pode ser utilizado para criar uma obra de arte. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o movimento artístico Pontilhismo, criado pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac no final do século XIX. O Pontilhismo é uma técnica que utiliza pequenos pontos de cores puras para criar uma imagem. Os alunos irão aprender sobre a técnica e como ela foi utilizada pelos artistas para criar obras de arte impressionantes. Além disso, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar imagens de obras de arte criadas pelos artistas e outras obras que utilizam a técnica do Pontilhismo. O professor também pode discutir como essa técnica pode ser encontrada em outras áreas, como na impressão de imagens em jornais e revistas.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o uso do ponto na arte, especificamente na técnica pontilhista de Seurat e Signac. O professor pode contextualizar o tema apresentando obras de arte que utilizam essa técnica, como "Un dimanche après-midi à l'Île de la Grande Jatte" de Seurat. Além disso, pode-se discutir como o uso do ponto pode ser encontrado em diferentes áreas, como na impressão de imagens em jornais e revistas. O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o uso do ponto na arte, mais especificamente sobre a técnica pontilhista utilizada pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac. A técnica consiste em criar imagens a partir de pontos coloridos, que, quando vistos de longe, formam uma imagem completa. Essa técnica pode ser encontrada em diversas obras de arte, como pinturas, ilustrações e até mesmo em design gráfico. O objetivo da aula é que os alunos aprendam a analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, e desenvolvam habilidades de apreciação de diferentes produções artísticas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: