Aula sobre Ponto – Seurat E Signac

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o uso do ponto na arte, especificamente na técnica pontilhista de Seurat e Signac. O professor pode contextualizar o tema apresentando obras de arte que utilizam essa técnica, como "Un dimanche après-midi à l'Île de la Grande Jatte" de Seurat. Além disso, pode-se discutir como o uso do ponto pode ser encontrado em diferentes áreas, como na impressão de imagens em jornais e revistas. O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize-o. Pode-se mostrar imagens de obras de arte que utilizam a técnica pontilhista e discutir como ela é utilizada. Explique o objetivo da aula e como a metodologia será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos devem pesquisar sobre a técnica pontilhista e sobre os artistas Seurat e Signac. Você pode fornecer materiais de pesquisa, como livros e sites, ou os alunos podem utilizar seus próprios dispositivos móveis para fazer a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (30 minutos)

    Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Explique como o template deve ser preenchido e como a avaliação será realizada.

  4. Etapa 4 - Criação de obras de arte (60 minutos)

    Os alunos devem criar suas próprias obras de arte utilizando a técnica pontilhista. Você pode fornecer materiais, como tintas e pincéis, ou os alunos podem utilizar seus próprios materiais. Durante a criação das obras, o professor deve circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras (30 minutos)

    Os alunos devem apresentar suas obras de arte para a turma. Durante as apresentações, os outros alunos devem preencher o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão (20 minutos)

    Os alunos devem discutir e refletir sobre as avaliações recebidas e sobre o processo de criação das obras de arte. Você deve mediar a discussão e incentivar a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforçar os objetivos alcançados. Pode-se também fazer uma avaliação geral da aula e pedir feedback dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula
  • Fornecer materiais de pesquisa
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos durante a criação das obras de arte
  • Mediar a discussão e incentivar a participação de todos
  • Fazer uma avaliação geral da aula e pedir feedback dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a técnica pontilhista e sobre os artistas Seurat e Signac
  • Criar um template de avaliação por pares
  • Criar suas próprias obras de arte utilizando a técnica pontilhista
  • Apresentar suas obras de arte para a turma
  • Discutir e refletir sobre as avaliações recebidas e sobre o processo de criação das obras de arte.