Aula sobre Ponto – Seurat E Signac
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o uso do ponto na arte, mais especificamente sobre a técnica pontilhista utilizada pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac. A técnica consiste em criar imagens a partir de pontos coloridos, que, quando vistos de longe, formam uma imagem completa. Essa técnica pode ser encontrada em diversas obras de arte, como pinturas, ilustrações e até mesmo em design gráfico. O objetivo da aula é que os alunos aprendam a analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, e desenvolvam habilidades de apreciação de diferentes produções artísticas.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente aos alunos a técnica pontilhista e falar sobre os artistas Georges Seurat e Paul Signac. Serão mostradas algumas obras de arte que utilizam essa técnica e os alunos serão incentivados a observar as imagens de perto e de longe para perceber como os pontos se unem para formar uma imagem completa.Etapa 2 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma imagem pontilhista para analisar. Eles deverão discutir em grupo sobre os elementos constitutivos da obra, como o uso do ponto, as cores utilizadas e a composição da imagem.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (30 minutos)
Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. O objetivo é que os alunos aprendam a avaliar o trabalho dos colegas de forma construtiva e aprimorem suas habilidades de comunicação e argumentação.Etapa 4 - Apresentação dos templates (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles foram definidos. Incentive a discussão sobre a importância da avaliação por pares e como ela pode ajudar a melhorar o desempenho dos alunos.Etapa 5 - Avaliação dos trabalhos (30 minutos)
Os grupos irão avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado por eles mesmos. Acompanhe o processo e dê feedback aos alunos sobre suas avaliações.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma breve reflexão sobre a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais e como a técnica pontilhista pode ser aplicada em diferentes áreas, como design gráfico e ilustração.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e apreciação das artes visuais.
- Estimular a comunicação e a argumentação dos alunos.
- Incentivar a avaliação por pares como ferramenta de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar a técnica pontilhista e os artistas Georges Seurat e Paul Signac.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Acompanhar o processo de avaliação e dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Analisar as obras de arte pontilhista em grupo.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado.