Aula sobre Ponto – Seurat E Signac

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a técnica de Pontilhismo, utilizada pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac. O Pontilhismo é uma técnica que consiste em criar imagens a partir de pequenos pontos coloridos, que se misturam na visão do espectador. Essa técnica é muito utilizada em pinturas, mas também pode ser encontrada em outras formas de arte, como ilustrações e design gráfico.

Para contextualizar o tema, você, professor, pode apresentar imagens de obras de Seurat e Signac, explicando como a técnica é aplicada e como ela pode ser encontrada em diferentes áreas do cotidiano dos estudantes, como em cartazes, revistas e até mesmo em jogos digitais.

A metodologia ativa Design Sprint será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e aplicá-lo na análise de obras de arte.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e contextualize\-o, mostrando imagens de obras de Seurat e Signac e explicando a técnica do Pontilhismo.

  2. Etapa 2 - Entender (20 minutos)

    Os alunos irão analisar uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo, identificando os pontos coloridos e como eles se misturam na visão do espectador.

  3. Etapa 3 - Esboçar (30 minutos)

    Os alunos irão criar um esboço de uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo. Você pode fornecer imagens para que os alunos possam se inspirar.

  4. Etapa 4 - Decidir (20 minutos)

    Os alunos irão escolher uma obra de arte para analisar em grupo, utilizando o template de design sprint criado por eles.

  5. Etapa 5 - Prototipar (40 minutos)

    Os alunos irão analisar a obra de arte escolhida em grupo, utilizando o template de design sprint criado por eles. Eles irão identificar os pontos coloridos, a mistura de cores e como a técnica do Pontilhismo é utilizada na obra.

  6. Etapa 6 - Testar (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar para a turma a obra de arte escolhida e a análise feita utilizando o template de design sprint.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma reflexão com os alunos sobre a técnica do Pontilhismo e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas da arte e do design.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e em utilizar uma metodologia ativa para análise de obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Utilização correta da técnica do Pontilhismo na criação da obra de arte.
  • Utilização correta do template de design sprint na análise da obra de arte escolhida.
  • Apresentação clara e objetiva da análise da obra de arte para a turma.
  • Reflexão sobre a técnica do Pontilhismo e sua aplicação em diferentes áreas da arte e do design.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Fornecer imagens para inspiração dos alunos na criação da obra de arte.
  • Orientar os alunos na utilização correta do template de design sprint.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Fazer uma reflexão com os alunos sobre a técnica do Pontilhismo e sua aplicação em diferentes áreas da arte e do design.

Ações do aluno

  • Analisar uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo.
  • Criar um esboço de uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo.
  • Escolher uma obra de arte para analisar em grupo utilizando o template de design sprint criado por eles.
  • Analisar a obra de arte escolhida em grupo utilizando o template de design sprint criado por eles.
  • Apresentar para a turma a obra de arte escolhida e a análise feita utilizando o template de design sprint.