Aula sobre Ponto – Seurat E Signac

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos do 6º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o movimento artístico Pontilhismo, criado pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac. O Pontilhismo é caracterizado pelo uso de pequenos pontos coloridos que, quando vistos de longe, se fundem para formar uma imagem. Os alunos irão aprender sobre a técnica e a história do movimento, além de desenvolverem a habilidade de analisar os elementos constitutivos das artes visuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e contextualize o movimento artístico Pontilhismo, explicando sua história e características. Mostre imagens de obras de Seurat e Signac para que os alunos possam visualizar a técnica utilizada.

  2. Etapa 2 - Análise de obras de Seurat e Signac (30 minutos)

    Os alunos irão analisar obras de Seurat e Signac, identificando os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento. Guie a análise, fazendo perguntas e incentivando a participação dos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação de uma obra Pontilhista (40 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra Pontilhista, utilizando a técnica de pontos coloridos. Compartilhe materiais como lápis, papel e tinta guache. Os alunos poderão escolher o tema de sua obra, desde que utilizem a técnica do Pontilhismo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das obras (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma, explicando sua técnica e tema escolhido. Incentive a participação e o feedback dos colegas.

  5. Etapa 5 - Reflexão sobre a aula (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a aula, incentivando os alunos a compartilharem o que aprenderam e como se sentiram durante o processo criativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de empatia e compreensão do outro.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização correta da técnica do Pontilhismo na criação da obra.
  • Análise correta dos elementos constitutivos das artes visuais nas obras de Seurat e Signac.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento artístico Pontilhismo.
  • Guia a análise das obras de Seurat e Signac.
  • Estimular a participação e o feedback dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
  • Analisar obras de Seurat e Signac, identificando os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Criar uma obra Pontilhista utilizando a técnica de pontos coloridos.