Aula sobre Ponto – Seurat E Signac
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o movimento Pontilhismo, que surgiu no final do século XIX. Georges Seurat e Paul Signac foram dois dos principais artistas desse movimento, que se caracteriza pelo uso de pequenos pontos de cor para criar uma imagem. O objetivo é que os alunos aprendam a analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, e como ele pode ser utilizado para criar uma obra de arte. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente o movimento Pontilhismo e os artistas Georges Seurat e Paul Signac. Compartilhe imagens de obras de arte desses artistas e explicado como eles utilizavam o ponto para criar suas obras.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Análise de obras de arte (30 minutos)
Os alunos irão analisar obras de arte de Georges Seurat e Paul Signac e identificar como o ponto foi utilizado para criar a imagem. Eles deverão responder a perguntas como: Quantos pontos foram utilizados? Qual é a cor predominante? Qual é a sensação transmitida pela obra?
Etapa 3 - Estação 2 - Criação de uma obra de arte (40 minutos)
Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo. Eles poderão escolher o tema da obra e deverão utilizar apenas pontos para criar a imagem. Forneça materiais como lápis de cor, canetinhas e folhas de papel.Etapa 4 - Estação 3 - Jogo da memória (30 minutos)
Os alunos irão jogar um jogo da memória com imagens de obras de arte de Georges Seurat e Paul Signac. Eles deverão encontrar os pares de obras que utilizam a mesma cor predominante ou que transmitam a mesma sensação.Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as obras de arte criadas por eles e como utilizaram o ponto para criar a imagem. Eles deverão compartilhar suas experiências e dificuldades durante a atividade.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma breve conclusão sobre o tema e como os alunos puderam aprender sobre o Pontilhismo e a técnica do ponto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da técnica do Pontilhismo na criação da obra de arte.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão do tema e dos elementos constitutivos das artes visuais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os artistas do movimento Pontilhismo.
- Fornecer materiais para a criação das obras de arte.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Analisar obras de arte de Georges Seurat e Paul Signac.
- Criar uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo.
- Jogar um jogo da memória com imagens de obras de arte.