Aula sobre Ponto – Seurat E Signac

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o movimento Pontilhismo, que surgiu no final do século XIX. Georges Seurat e Paul Signac foram dois dos principais artistas desse movimento, que se caracteriza pelo uso de pequenos pontos de cor para criar uma imagem. O objetivo é que os alunos aprendam a analisar os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, e como ele pode ser utilizado para criar uma obra de arte. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o movimento Pontilhismo e os artistas Georges Seurat e Paul Signac. Compartilhe imagens de obras de arte desses artistas e explicado como eles utilizavam o ponto para criar suas obras.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Análise de obras de arte (30 minutos)

    Os alunos irão analisar obras de arte de Georges Seurat e Paul Signac e identificar como o ponto foi utilizado para criar a imagem. Eles deverão responder a perguntas como: Quantos pontos foram utilizados? Qual é a cor predominante? Qual é a sensação transmitida pela obra?


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação de uma obra de arte (40 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo. Eles poderão escolher o tema da obra e deverão utilizar apenas pontos para criar a imagem. Forneça materiais como lápis de cor, canetinhas e folhas de papel.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo da memória (30 minutos)

    Os alunos irão jogar um jogo da memória com imagens de obras de arte de Georges Seurat e Paul Signac. Eles deverão encontrar os pares de obras que utilizam a mesma cor predominante ou que transmitam a mesma sensação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as obras de arte criadas por eles e como utilizaram o ponto para criar a imagem. Eles deverão compartilhar suas experiências e dificuldades durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e como os alunos puderam aprender sobre o Pontilhismo e a técnica do ponto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da técnica do Pontilhismo na criação da obra de arte.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e dos elementos constitutivos das artes visuais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os artistas do movimento Pontilhismo.
  • Fornecer materiais para a criação das obras de arte.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Analisar obras de arte de Georges Seurat e Paul Signac.
  • Criar uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo.
  • Jogar um jogo da memória com imagens de obras de arte.