Aula sobre Ponto – Seurat E Signac

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o movimento artístico Pontilhismo, criado pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac no final do século XIX. O Pontilhismo é uma técnica que utiliza pequenos pontos de cores puras para criar uma imagem. Os alunos irão aprender sobre a técnica e como ela foi utilizada pelos artistas para criar obras de arte impressionantes. Além disso, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar imagens de obras de arte criadas pelos artistas e outras obras que utilizam a técnica do Pontilhismo. O professor também pode discutir como essa técnica pode ser encontrada em outras áreas, como na impressão de imagens em jornais e revistas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema e apresente imagens de obras de arte criadas pelos artistas Georges Seurat e Paul Signac. Também explique a técnica do Pontilhismo e como ela é utilizada para criar imagens.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida (20 minutos)

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o Pontilhismo e a técnica do Pontilhismo. Você pode indicar um vídeo disponível na internet ou criar um próprio.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual (40 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode fornecer um modelo de mapa conceitual e orientar os alunos na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Você pode incentivar a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Exercício Prático (30 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo. Você pode fornecer materiais como lápis de cor, canetas coloridas ou tintas para que os alunos possam criar suas obras.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo (20 minutos)

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as obras criadas e como a técnica do Pontilhismo foi utilizada para criá-las. Você pode incentivar a discussão sobre as cores utilizadas, a disposição dos pontos na imagem e como a técnica pode ser aplicada em outras áreas.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados na aula e incentivando os alunos a continuarem explorando a técnica do Pontilhismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo.
  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na criação da obra de arte.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os alunos.
  • Fornecer materiais e orientação para a criação da obra de arte.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na criação da obra de arte utilizando a técnica do Pontilhismo.
  • Utilizar adequadamente os elementos constitutivos das artes visuais na criação da obra de arte.