Aula sobre Pontuacao Parte 1

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker sobre o tema da pontuação, os alunos terão a oportunidade de explorar os diferentes sinais de pontuação de forma criativa e prática. Através da pesquisa e da criação de projetos maker, eles irão aprofundar seu conhecimento sobre a importância da pontuação na comunicação escrita. Ao construírem objetos que representem os sinais de pontuação, os alunos terão a chance de aplicar seus aprendizados de forma visualmente expressiva. Além disso, as apresentações e as discussões em grupo permitirão que compartilhem suas ideias, aprimorem suas habilidades de comunicação oral e ampliem sua compreensão sobre a relevância da pontuação na interpretação dos textos.

  1. Etapa 1 - Exploração

    Os alunos serão introduzidos ao tema da pontuação por meio de uma breve explicação e exemplos. Eles terão acesso a diferentes recursos, como livros, revistas, artigos ou sites, para pesquisar sobre os diversos sinais de pontuação e sua aplicação em textos escritos.

  2. Etapa 2 - Criação

    Os alunos serão desafiados a criar um projeto maker que represente um dos sinais de pontuação estudados. Eles poderão escolher diferentes materiais e técnicas de construção, como papel, papelão, tecido, recortes, colagens, entre outros, para dar forma ao seu projeto.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus projetos para a turma, explicando o significado do sinal de pontuação escolhido, em quais contextos ele deve ser utilizado e como o representaram de forma criativa. Durante as apresentações, os colegas poderão fazer perguntas, compartilhar feedback e comentários sobre os projetos.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Após as apresentações, será realizado um momento de reflexão em grupo, onde os alunos discutirão a importância da pontuação na comunicação escrita e como a representação visual dos sinais de pontuação pode auxiliar na compreensão dos textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão dos diferentes sinais de pontuação e sua aplicação em textos escritos;
  • Estimular a criatividade, o pensamento crítico e a expressão artística por meio da criação de projetos maker;
  • Promover a colaboração, a comunicação oral e a troca de ideias entre os alunos;
  • Reforçar a importância da pontuação na clareza e na interpretação dos textos escritos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na exploração do tema;
  • Criatividade e originalidade na concepção e execução do projeto maker;
  • Clareza e coesão na apresentação oral do projeto;
  • Participação construtiva nas reflexões em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da pontuação e fornecer exemplos;
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e na criação dos projetos;
  • Facilitar as apresentações e promover a interação entre os alunos durante as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os sinais de pontuação e sua aplicação;
  • Criar um projeto maker representando um sinal de pontuação;
  • Apresentar o projeto para a turma e participar das discussões em grupo.