Aula sobre Pontuacao Parte 1

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos serão desafiados a explorar o tema da pontuação de forma criativa e visual. Eles passarão por etapas de entendimento, esboço, decisão, prototipagem e teste para criar representações visuais dos diferentes sinais de pontuação. Durante o processo, os alunos trabalharão em grupos, pesquisarão sobre os sinais de pontuação, discutirão e desenvolverão protótipos que melhor representem cada um dos sinais. Ao final, eles apresentarão seus projetos para a turma, explicando suas escolhas e compartilhando o significado por trás de suas representações. Essa atividade procura estimular a criatividade, a colaboração e a reflexão sobre a importância da pontuação na comunicação escrita.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da pontuação, explicando a importância dos diferentes sinais de pontuação na escrita. Os alunos participam de uma discussão em grupo para compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto. Forneça recursos, como textos e exemplos, para que os alunos aprofundem sua compreensão sobre os diversos sinais de pontuação.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar esboços de projetos que representem visualmente os diferentes sinais de pontuação. Eles podem utilizar materiais diversos, como papel, canetas, colagem, entre outros, para criar protótipos rápidos de suas ideias. Durante essa etapa, os grupos podem trocar ideias e receber feedback do professor e dos colegas para aprimorar seus esboços.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresenta seus esboços para a turma e explica o conceito por trás de sua criação. A turma realiza uma votação para selecionar os projetos mais interessantes e criativos. Os grupos com os projetos mais votados são escolhidos como base para o próximo passo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo selecionado trabalha em conjunto para criar um protótipo mais refinado de seu projeto. Eles utilizam materiais mais elaborados, como papelão, tecidos, tintas, etc., para desenvolver uma representação visual e tridimensional do sinal de pontuação escolhido. Durante o processo de prototipagem, os alunos podem fazer ajustes e refinamentos em seu projeto com base no feedback recebido. Eles devem elaborar frases que utilizem o sinal escolhido.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus protótipos para a turma e explicam como o projeto representa o sinal de pontuação escolhido. A turma realiza uma avaliação dos projetos, levando em consideração critérios como criatividade, representatividade do sinal de pontuação, e qualidade da execução do protótipo. Os alunos também têm a oportunidade de discutir a importância da pontuação na comunicação escrita, refletindo sobre como os diferentes sinais podem influenciar a interpretação de um texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância dos sinais de pontuação na escrita e sua influência na interpretação de um texto;
  • Estimular a criatividade e a expressão visual dos alunos ao representarem os diferentes sinais de pontuação;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo, incentivando a troca de ideias e o feedback construtivo entre os alunos;
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação, permitindo que os alunos expliquem suas escolhas e projetos para a turma;
  • Refletir sobre a importância da pontuação na comunicação escrita e seus efeitos na clareza e no significado das mensagens.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade dos projetos de representação visual dos sinais de pontuação;
  • Coerência e representatividade do sinal de pontuação escolhido no protótipo desenvolvido;
  • Qualidade da execução do protótipo, levando em consideração o uso adequado de materiais e a atenção aos detalhes;
  • Capacidade de argumentação e apresentação dos alunos ao explicarem seu projeto para a turma;
  • Participação ativa e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da pontuação e fornecer recursos para que os alunos compreendam seu conceito e importância;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as etapas da atividade;
  • Oferecer feedback construtivo e auxiliar os grupos na elaboração dos esboços e protótipos;
  • Mediar a apresentação dos projetos para a turma e promover a discussão e reflexão sobre o tema;
  • Avaliar os projetos conforme os critérios estabelecidos e fornecer um feedback individual ou coletivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes sinais de pontuação e sua aplicação;
  • Trabalhar em grupo para desenvolver esboços e protótipos que representem visualmente os sinais de pontuação escolhidos;
  • Apresentar seus projetos para a turma, explicando as escolhas e justificando sua representação dos sinais de pontuação;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, oferecendo feedback construtivo aos colegas;
  • Refletir sobre a importância da pontuação na comunicação escrita e os efeitos dos sinais de pontuação na interpretação de um texto.