Aula sobre Pontuacao Parte 1

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A pontuação é uma das principais ferramentas para a compreensão e interpretação de um texto. Além disso, é fundamental para a produção de textos coerentes e bem estruturados. Nesta atividade, será iniciado o estudo da pontuação, que será dividido em duas partes. Nessa primeira parte, será trabalhada a pontuação nas frases simples. Para tornar o aprendizado mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a pontuação nas frases simples, com objetivo de desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando a importância da pontuação e sua função nos textos. Em seguida, introduza a metodologia de gamificação, explicando suas principais características e benefícios.

  2. Etapa 2 - Apresentação do desafio

    Apresente o desafio aos alunos: criar um jogo que aborde a pontuação nas frases simples. Para isso, o jogo deve ter um nome, um objetivo claro, desafios a serem superados, níveis e um esquema de recompensas. Os alunos deverão fazer um mapa de registro com essas informações.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Entregue uma folha para cada grupo com o mapa de registro. Explique que eles deverão preencher todas as informações solicitadas: nome do jogo, objetivo do jogo, público-alvo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo o seu jogo é engajador e será um sucesso? Em grupos, os alunos deverão discutir e elaborar suas ideias de jogos. Esteja disponível para ajudar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo, explicando todos os elementos do mapa de registro e o motivo pelo qual acreditam que seu jogo é engajador e será um sucesso.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Promova uma discussão sobre os jogos apresentados, destacando pontos positivos e negativos de cada um. Os alunos são incentivados a dar feedback uns aos outros.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Proponha uma atividade de fixação, na qual os alunos devem pontuar algumas frases simples, utilizando os conhecimentos adquiridos na atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando a importância da pontuação e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Utilizar uma metodologia ativa e engajadora para o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo;
  • Coerência e clareza do objetivo e do esquema de recompensas;
  • Clareza na apresentação do jogo;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Habilidade na atividade de fixação.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia de gamificação;
  • Incentivar e orientar os alunos na criação dos jogos;
  • Promover a participação e a colaboração em grupo;
  • Dar feedback construtivo sobre os jogos apresentados;
  • Propor atividades de fixação.

Ações do aluno

  • Criar um jogo que aborde a pontuação nas frases simples;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Apresentar seu jogo de forma clara e objetiva;
  • Dar feedback construtivo aos colegas;
  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente por meio da atividade de fixação.