Aula sobre Pontuacao Parte 1

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A pontuação é uma parte fundamental da língua portuguesa, pois é ela que organiza o texto e dá sentido às frases. Sem a pontuação adequada, a mensagem pode ser mal interpretada ou até mesmo ficar sem sentido. Nesta atividade, será trabalhada a pontuação de forma lúdica e dinâmica, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações. As estações serão compostas por atividades que visam desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente. Para contextualizar o tema, serão apresentados exemplos de textos que perderam o sentido devido à pontuação inadequada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve contextualização sobre a importância da pontuação e apresentará exemplos de textos que perderam o sentido por causa dela. Em seguida, divida a turma em 3 grupos, que serão as estações da atividade.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Pontuando frases

    Na primeira estação, os alunos deverão pontuar frases curtas e simples, utilizando os sinais de pontuação adequados (ponto final, dois pontos, vírgula, ponto de interrogação, ponto de exclamação). Disponibilize frases em cartões ou em um quadro, para que os alunos possam pontuá-las.

    Exemplo: "Eu gosto de sorvete chocolate morango e baunilha"

    Estação 2 - Pontuando parágrafos

    Na segunda estação, os alunos deverão pontuar trechos de textos mais longos, como pequenos parágrafos. O objetivo é trabalhar a pontuação em contextos mais complexos, como diálogos, descrições e narrações.

    Exemplo: "Maria era uma menina muito curiosa ela adorava explorar a floresta descobrir novas plantas e animais Um dia ela encontrou uma árvore muito estranha que parecia ter olhos Maria se aproximou com cuidado e descobriu que na verdade eram duas corujas que estavam dormindo no buraco da árvore."

    Estação 3 - Pontuando textos

    Na terceira estação, os alunos deverão pontuar um texto completo, como uma pequena história ou uma notícia. O objetivo é trabalhar a pontuação em contextos mais complexos, como diálogos, descrições e narrações.

    Exemplo: "O menino que queria ser astronauta Pedro sempre sonhou em viajar para o espaço desde pequeno ele colecionava revistas e assistia documentários sobre astronautas Quando cresceu estudou muito e se preparou para se tornar um astronauta Finalmente chegou o dia em que Pedro foi selecionado para participar de uma missão espacial Ele estava tão feliz que não conseguia parar de sorrir."


  3. Etapa 3 - Socialização

    Na última etapa, os grupos se reunirão para compartilhar suas experiências e aprendizados. Cada grupo apresentará um texto pontuado corretamente para a turma, explicando o processo de pontuação e destacando a importância de cada sinal utilizado.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Faça uma breve reflexão sobre a atividade e reforce a importância da pontuação para a compreensão dos textos. Sugira também que os alunos continuem praticando a pontuação em casa, utilizando os exemplos apresentados na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
  • Trabalhar a pontuação de forma lúdica e dinâmica;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre a importância da pontuação na compreensão dos textos;
  • Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para diversificar as atividades e tornar a aula mais envolvente.

Critérios de avaliação

  • Identificação dos sinais de pontuação adequados em cada texto;
  • Pontuação correta e coerente com o contexto do texto;
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo;
  • Socialização adequada dos aprendizados e experiências;
  • Reflexão sobre a importância da pontuação na compreensão dos textos.

Ações do professor

  • Preparar os materiais necessários para as atividades em cada estação;
  • Orientar os alunos sobre as atividades e os objetivos da aula;
  • Monitorar e orientar os alunos durante as atividades em grupo;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da pontuação na compreensão dos textos;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Identificar e pontuar corretamente os sinais de pontuação nos textos;
  • Colaborar com os colegas na realização das atividades;
  • Socializar os aprendizados e experiências com a turma;
  • Refletir sobre a importância da pontuação na compreensão dos textos.