Aula sobre Pontuacao Parte 1

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A pontuação é um elemento fundamental na escrita de um texto, pois ela contribui para a clareza, a coesão e a coerência das ideias. Nesta atividade, será abordado o tema da pontuação, seus sinais e sua aplicação em diferentes contextos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. A dinâmica dos 3 Qs será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade presencial, em casa, os estudantes irão pesquisar sobre os diferentes sinais de pontuação e sua aplicação em contextos diversos. Incentive-os a buscar exemplos em textos, artigos, notícias ou outros recursos, identificando os diferentes sinais de pontuação utilizados e analisando sua função e impacto na comunicação escrita. Caso não seja possível aos alunos realizar a pesquisa on-line, disponibilize previamente textos impressos a eles.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e sua importância para a escrita de um texto. Apresente exemplos de textos com e sem pontuação para ilustrar a diferença na compreensão do leitor.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os estudantes se dividirão em grupos para discutir sobre as conclusões das pesquisas realizadas na etapa de pré-atividade. Cada grupo deverá elaborar um exemplo prático de aplicação dos sinais de pontuação em um contexto específico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo apresentará seu exemplo para a turma, demonstrando como os sinais de pontuação contribuem para a clareza e a organização das ideias em um texto.

  5. Etapa 5 - Elaboração do template

    Os estudantes irão criar um template da dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Este template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Aplicação da dinâmica

    Cada estudante preencherá o template com sua avaliação sobre a atividade realizada e entregará ao professor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na atividade e reforce a importância da pontuação para a escrita de um texto claro e coeso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pontuar textos adequadamente;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes;
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos estudantes em relação ao próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Qualidade do exemplo prático de aplicação dos sinais de pontuação;
  • Clareza e organização das ideias na avaliação realizada no template da dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Disponibilizar recursos digitais para consulta;
  • Orientar os estudantes durante a atividade, estimulando a colaboração e a autonomia.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre os sinais de pontuação;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Elaborar um exemplo prático de aplicação dos sinais de pontuação em um contexto específico.