Aula sobre Pontuacao Parte 3

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Neste material, vamos trabalhar a pontuação em textos, mais especificamente em orações subordinadas, que dependem de outra oração para ter sentido completo. A pontuação adequada é fundamental para a clareza e coesão do texto. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, e os alunos criarão um diário de bordo em grupo. A ideia é que eles sejam protagonistas da própria aprendizagem e desenvolvam a habilidade de pontuar textos adequadamente.

  1. Etapa 1 - Criação do Diário de Bordo

    Em grupo, os alunos deverão criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Ao longo da atividade, eles deverão preencher o diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um texto com orações subordinadas mal pontuadas e pergunte aos alunos o que eles acham do texto. Em seguida, os grupos devem criar uma lista de problemas encontrados na pontuação do texto.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem escolher um dos problemas listados e criar alternativas para a pontuação adequada do trecho. Você pode auxiliá-los com dicas e exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas alternativas para o problema escolhido e justificar a escolha da pontuação adequada.

  5. Etapa 5 - Apresentação do Diário de Bordo

    Os grupos devem apresentar suas soluções e o diário de bordo para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão e Feedback

    Discuta com os alunos as soluções apresentadas e faça um feedback sobre a aula e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na busca por soluções para os problemas apresentados;
  • Proporcionar a reflexão sobre a importância da pontuação para a clareza e coesão do texto;
  • Utilizar a metodologia ativa para engajar os alunos na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Criatividade na geração de alternativas para a pontuação adequada;
  • Coerência na escolha da solução apresentada;
  • Qualidade e clareza do diário de bordo criado;
  • Apresentação clara e objetiva das soluções e do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Auxiliar os alunos na geração de alternativas para a pontuação adequada;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Proporcionar feedback sobre as soluções apresentadas e os diários de bordo criados;
  • Utilizar a metodologia ativa para engajar os alunos na aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar alternativas para a pontuação adequada;
  • Justificar a escolha da solução apresentada;
  • Criar um diário de bordo em grupo;
  • Apresentar as soluções e o diário de bordo criado de forma clara e objetiva.