Aula sobre Pontuacao Parte 3

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A pontuação é fundamental para que produções escritas sejam mais claras e coerentes. Para contextualizar o tema, você pode mostrar como a pontuação é importante em diferentes situações, como na comunicação escrita em redes sociais, e como ela pode influenciar o entendimento do leitor. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos avaliarão os trabalhos dos colegas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da pontuação para a comunicação escrita. Em seguida, divida os alunos em grupos para pesquisarem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares que contenha os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Oriente os alunos durante esse processo.

  3. Etapa 3 - Produção de texto

    Os alunos deverão produzir um texto sobre um tema definido por você utilizando a pontuação adequada. Eles deverão trabalhar em grupo para que possam fazer a avaliação por pares posteriormente.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seus textos para a turma. Os demais grupos deverão avaliar os trabalhos dos colegas, preenchendo o template criado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Discussão dos resultados

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre os resultados da avaliação por pares, destacando pontos positivos e áreas que precisam ser melhoradas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos deverão refletir sobre a atividade, pensando em como a Aprendizagem Entre Pares pode ajudar no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e reflexiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares;
  • Conduzir a discussão sobre os resultados da avaliação;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em grupos;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Produzir um texto em grupo;
  • Avaliar os trabalhos dos colegas;
  • Refletir sobre a atividade.