Aula sobre Pontuacao Parte 3

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A pontuação é fundamental para a objetividade de textos. Para trabalhar essa habilidade, a metodologia usada nesse material será a gamificação, e os alunos deverão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos e explique a importância da pontuação correta na produção textual. Em seguida, apresente a metodologia da aula e divida a turma em grupos para a criação de um jogo.

  2. Etapa 2 - Definição das regras

    Os grupos devem discutir e definir as regras do jogo, o objetivo, as ações, as penalidades e as recompensas. Incentive a participação e a colaboração dos alunos nessa etapa.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo deve criar um tabuleiro com 51 casas e definir a disposição das perguntas e das ações. Forneça materiais como cartolinas, papéis coloridos, canetas coloridas e lápis de cor.

  4. Etapa 4 - Elaboração das perguntas e das ações

    Os grupos devem elaborar perguntas e ações relacionadas à pontuação e seus subtópicos, como vírgula, ponto e vírgula, ponto final, entre outros. Oriente os alunos na elaboração das perguntas e das ações.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos devem testar o jogo para verificar se as regras estão claras e se as perguntas e as ações estão adequadas. Acompanhe e apoie os grupos nessa etapa.

  6. Etapa 6 - Jogo em sala de aula

    Cada grupo deve apresentar seu jogo de tabuleiro para a turma e conduzir uma partida. Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após o término dos jogos, a turma deve discutir sobre o que foi aprendido com a atividade e como é possível aplicar o conhecimento adquirido na produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Clareza das regras do jogo;
  • Adequação das perguntas e das ações;
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo;
  • Desempenho dos alunos na partida do jogo;
  • Reflexão sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Explicar a importância da pontuação na produção textual;
  • Orientar os alunos na elaboração das perguntas e das ações do jogo;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade;
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado;
  • Proporcionar uma aprendizagem lúdica e participativa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro;
  • Elaborar perguntas e ações adequadas ao tema;
  • Jogar e testar o jogo criado pelo grupo;
  • Refletir sobre o aprendizado e como aplicá-lo na produção textual;
  • Colaborar com os colegas de grupo.