Aula sobre Pontuacao Parte 3
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A pontuação é uma ferramenta importante para a organização de um texto. É preciso saber usá-la corretamente para que a mensagem seja compreendida da forma como foi escrita. Neste material, vamos trabalhar a pontuação usando a metodologia ativa Rotação por estações. Por meio de atividades práticas, os alunos vão aprimorar suas habilidades de pontuação e aplicá-la em diferentes tipos de textos.
Etapa 1 - Divisão da turma
Após explicar a importância da pontuação e como aplicá-la corretamente, divida a turma em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. As atividades serão:Estação 1: Cartas
Os alunos deverão pontuar uma carta utilizando corretamente vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois pontos e ponto de exclamação.
Estação 2: Histórias
Os alunos deverão ler uma história e identificar a pontuação empregada, compreendendo sua função e seu uso correto.
Estação 3: Notícias
Os alunos deverão analisar uma notícia e reescrevê-la, pontuando corretamente.
Etapa 2 - Rodízio
Após 20 minutos em cada estação, os grupos devem se movimentar para a próxima estação.Etapa 3 - Apresentação
Ao final da rotação, os alunos deverão apresentar as atividades realizadas e comentar sobre as dificuldades encontradas e como foram superadas.Etapa 4 - Discussão
Conduza uma discussão sobre a importância da pontuação na comunicação escrita e como ela pode afetar a compreensão do leitor.Etapa 5 - Fixação
Os alunos deverão produzir um texto curto usando corretamente a pontuação.Etapa 6 - Correção
Faça a correção dos textos e aponte acertos e erros em relação à pontuação.Etapa 7 - Revisão e avaliação
Ao final da aula, faça uma revisão do conteúdo estudado e avalie o desempenho dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente;
- Estimular a criatividade e a capacidade de escrita dos alunos;
- Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Aplicação correta da pontuação;
- Clareza e organização do texto;
- Criatividade e originalidade na produção textual.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de pontuação;
- Orientar e acompanhar os alunos durante a realização das atividades;
- Corrigir e dar feedbacks construtivos sobre a produção textual dos alunos.
Ações do aluno
- Participar das atividades propostas;
- Cooperar com os colegas em atividades em grupo;
- Produzir textos com clareza, organização e pontuação adequada.