Aula sobre Pontuacao Parte 3

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A pontuação é uma ferramenta importante para a organização de um texto. É preciso saber usá-la corretamente para que a mensagem seja compreendida da forma como foi escrita. Neste material, vamos trabalhar a pontuação usando a metodologia ativa Rotação por estações. Por meio de atividades práticas, os alunos vão aprimorar suas habilidades de pontuação e aplicá-la em diferentes tipos de textos.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma

    Após explicar a importância da pontuação e como aplicá-la corretamente, divida a turma em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. As atividades serão:

    Estação 1: Cartas

    Os alunos deverão pontuar uma carta utilizando corretamente vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois pontos e ponto de exclamação.

    Estação 2: Histórias

    Os alunos deverão ler uma história e identificar a pontuação empregada, compreendendo sua função e seu uso correto.

    Estação 3: Notícias

    Os alunos deverão analisar uma notícia e reescrevê-la, pontuando corretamente.


  2. Etapa 2 - Rodízio

    Após 20 minutos em cada estação, os grupos devem se movimentar para a próxima estação.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Ao final da rotação, os alunos deverão apresentar as atividades realizadas e comentar sobre as dificuldades encontradas e como foram superadas.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre a importância da pontuação na comunicação escrita e como ela pode afetar a compreensão do leitor.

  5. Etapa 5 - Fixação

    Os alunos deverão produzir um texto curto usando corretamente a pontuação.

  6. Etapa 6 - Correção

    Faça a correção dos textos e aponte acertos e erros em relação à pontuação.

  7. Etapa 7 - Revisão e avaliação

    Ao final da aula, faça uma revisão do conteúdo estudado e avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de escrita dos alunos;
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta da pontuação;
  • Clareza e organização do texto;
  • Criatividade e originalidade na produção textual.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de pontuação;
  • Orientar e acompanhar os alunos durante a realização das atividades;
  • Corrigir e dar feedbacks construtivos sobre a produção textual dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas;
  • Cooperar com os colegas em atividades em grupo;
  • Produzir textos com clareza, organização e pontuação adequada.