Aula sobre Pontuacao Parte 3

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A pontuação é fundamental para a compreensão de um texto. Ela é responsável por indicar pausas, ênfases, entonações e até mesmo a emoção que o autor quer transmitir. Neste estudo da pontuação, os estudantes aprofundarão seus conhecimentos sobre o uso correto de vírgulas, ponto e vírgula e dois pontos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Indique um texto ou vídeo que fale sobre a importância da pontuação para que os estudantes leiam ou assistam em casa.

  2. Etapa 2 - Leitura

    Em sala, distribua um texto para que a turma leia silenciosamente. Em seguida, faça a leitura do texto em voz alta com pausas e entonações diferentes, para que os estudantes percebam a importância da pontuação para a compreensão do texto.

  3. Etapa 3 - Prática

    Distribua um texto para que os alunos pontuem corretamente de acordo com as regras estudadas. Circule pela sala para auxiliar os estudantes que tiverem dúvidas.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupos de três, os alunos deverão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. O objetivo dessa ferramenta é que eles avaliem a atividade realizada e, a partir disso, identifiquem pontos positivos e pontos negativos e façam sugestões de melhoria.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Recolha os templates e faça uma síntese da aula, retomando os principais pontos abordados e reforçando a importância da pontuação em um texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos adequadamente;
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo;
  • Incentivar a reflexão crítica dos estudantes sobre a própria aprendizagem;
  • Promover a aplicação prática dos conceitos estudados.

Critérios de avaliação

  • Pontuação correta do texto;
  • Participação ativa e colaborativa na elaboração do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Qualidade das sugestões de melhoria apresentadas pelos estudantes;
  • Uso adequado da língua portuguesa.

Ações do professor

  • Apresentar a importância da pontuação em um texto;
  • Auxiliar os estudantes durante a realização da atividade;
  • Realizar a síntese da aula.

Ações do aluno

  • Fazer a leitura silenciosa do texto;
  • Participar ativamente da elaboração do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar sugestões de melhoria.