Aula sobre Pop Art
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esse movimento teve como objetivo questionar a arte tradicional e popularizar a arte, utilizando imagens do cotidiano e da cultura de massa. A Pop Art é caracterizada pelo uso de cores vibrantes, imagens repetidas e colagens. É possível encontrar a Pop Art em diversas áreas, como na moda, na publicidade, na música e no cinema. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a Pop Art e sua influência na cultura popular. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esse movimento teve como objetivo questionar a arte tradicional e popularizar a arte, utilizando imagens do cotidiano e da cultura de massa. A Pop Art é caracterizada pelo uso de cores vibrantes, imagens repetidas e colagens. É possível encontrar a Pop Art em diversas áreas, como na moda, na publicidade, na música e no cinema. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a Pop Art e sua influência na cultura popular. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema, contextualizando a Pop Art e sua influência na cultura popular. Em seguida, apresente exemplos de obras de arte da Pop Art, como as obras de Andy Warhol e Roy Lichtenstein.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a Pop Art e seus principais artistas. Disponibilize materiais como livros, revistas e sites para que os alunos possam realizar a pesquisa. Os alunos devem anotar as informações mais importantes em um caderno.Etapa 4 - Seleção de imagens
Os alunos irão selecionar imagens que representem a Pop Art e sua influência na cultura popular. Eles podem escolher imagens de revistas, jornais, internet ou desenhá-las. Oriente os alunos na escolha das imagens.Etapa 5 - Criação da fanzine
Os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deve representar um subtema relacionado à Pop Art, como a influência da Pop Art na moda, na publicidade, na música e no cinema. Os alunos devem utilizar as imagens selecionadas na etapa anterior e escrever textos explicativos sobre cada subtema.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos irão apresentar suas fanzines para a turma. Cada aluno deve explicar o subtema que escolheu e como as imagens e textos foram utilizados para representar a Pop Art.Etapa 7 - Discussão
Promova uma discussão em grupo sobre a Pop Art e sua influência na cultura popular. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a Pop Art.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação da fanzine.
- Coerência entre as imagens selecionadas e o subtema escolhido.
- Qualidade dos textos explicativos.
- Apresentação clara e objetiva da fanzine.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e na seleção de imagens.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
- Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação da fanzine.
- Selecionar imagens coerentes com o subtema escolhido.
- Escrever textos explicativos de qualidade.
- Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo e compartilhar ideias e opiniões.