Aula sobre Pop Art

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esse movimento teve como objetivo questionar a arte tradicional e popularizar a arte, utilizando imagens do cotidiano e da cultura de massa. A Pop Art é caracterizada pelo uso de cores vibrantes, imagens repetidas e colagens. É possível encontrar a Pop Art em diversas áreas, como na moda, na publicidade, na música e no cinema. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a Pop Art e sua influência na cultura popular. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esse movimento teve como objetivo questionar a arte tradicional e popularizar a arte, utilizando imagens do cotidiano e da cultura de massa. A Pop Art é caracterizada pelo uso de cores vibrantes, imagens repetidas e colagens. É possível encontrar a Pop Art em diversas áreas, como na moda, na publicidade, na música e no cinema. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a Pop Art e sua influência na cultura popular. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema, contextualizando a Pop Art e sua influência na cultura popular. Em seguida, apresente exemplos de obras de arte da Pop Art, como as obras de Andy Warhol e Roy Lichtenstein.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a Pop Art e seus principais artistas. Disponibilize materiais como livros, revistas e sites para que os alunos possam realizar a pesquisa. Os alunos devem anotar as informações mais importantes em um caderno.

  4. Etapa 4 - Seleção de imagens

    Os alunos irão selecionar imagens que representem a Pop Art e sua influência na cultura popular. Eles podem escolher imagens de revistas, jornais, internet ou desenhá-las. Oriente os alunos na escolha das imagens.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deve representar um subtema relacionado à Pop Art, como a influência da Pop Art na moda, na publicidade, na música e no cinema. Os alunos devem utilizar as imagens selecionadas na etapa anterior e escrever textos explicativos sobre cada subtema.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas fanzines para a turma. Cada aluno deve explicar o subtema que escolheu e como as imagens e textos foram utilizados para representar a Pop Art.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Promova uma discussão em grupo sobre a Pop Art e sua influência na cultura popular. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a Pop Art.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Coerência entre as imagens selecionadas e o subtema escolhido.
  • Qualidade dos textos explicativos.
  • Apresentação clara e objetiva da fanzine.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na seleção de imagens.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação da fanzine.
  • Selecionar imagens coerentes com o subtema escolhido.
  • Escrever textos explicativos de qualidade.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar ideias e opiniões.