Aula sobre Pop Art

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esse estilo artístico tem como principal característica a utilização de elementos da cultura popular, como imagens de celebridades, produtos de consumo e histórias em quadrinhos. Na atividade de hoje, vamos explorar a Pop Art e entender como ela se relaciona com o nosso cotidiano. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criar um modelo de 5 etapas que nos ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre a Pop Art.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Esse estilo artístico tem como principal característica a utilização de elementos da cultura popular, como imagens de celebridades, produtos de consumo e histórias em quadrinhos. Na atividade de hoje, vamos explorar a Pop Art e entender como ela se relaciona com o nosso cotidiano. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criar um modelo de 5 etapas que nos ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre a Pop Art.

  2. Etapa 2 - Entender

    Comece a atividade apresentando o conceito de Pop Art e suas principais características. Utilize imagens e exemplos para ilustrar o movimento e sua relação com a cultura popular. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas impressões sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema relacionado à Pop Art, como celebridades, produtos de consumo ou histórias em quadrinhos. Em seguida, peça para que cada grupo faça um esboço de como seria uma obra de arte inspirada nesse tema. Os esboços podem ser feitos em papel ou no computador.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma e explicar suas escolhas. Em seguida, a turma deve votar no esboço que considera mais interessante. O grupo vencedor será responsável por desenvolver a obra de arte.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    O grupo vencedor deve agora desenvolver sua obra de arte. Eles podem utilizar diferentes materiais, como tinta, lápis de cor, canetas, colagens, entre outros. Durante essa etapa, oriente os alunos e ajude a solucionar possíveis problemas na produção da obra.

  6. Etapa 6 - Testar

    Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar sua obra de arte para a turma e explicar como ela se relaciona com a Pop Art. Em seguida, a turma deve avaliar as obras e dar feedbacks construtivos. Incentive a participação de todos os alunos e promova uma discussão saudável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade da obra de arte desenvolvida.
  • Capacidade de análise e interpretação da Pop Art.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Pop Art e suas principais características.
  • Orientar os alunos durante a etapa de prototipagem.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à Pop Art e desenvolver um esboço de uma obra de arte.
  • Participar da votação para escolher o esboço vencedor.
  • Desenvolver a obra de arte utilizando diferentes materiais.