Aula sobre Pop Art

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa arte é caracterizada pelo uso de imagens populares da cultura de massa, como propagandas, revistas em quadrinhos e produtos comerciais. É um estilo que se destaca pela sua simplicidade, cores vibrantes e alegria. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada nesta atividade para que os alunos possam discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa arte é caracterizada pelo uso de imagens populares da cultura de massa, como propagandas, revistas em quadrinhos e produtos comerciais. É um estilo que se destaca pela sua simplicidade, cores vibrantes e alegria. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada nesta atividade para que os alunos possam discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a Pop Art e seus principais artistas, como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre um artista e suas obras.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo apresentará seu artista e suas obras para a turma. Em seguida, será iniciado o debate em grupo, utilizando a metodologia MDC, sobre as características da Pop Art e como ela se relaciona com a cultura de massa.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Aplicação do modelo

    Os alunos irão aplicar o modelo de avaliação em um trabalho em grupo, onde deverão criar uma obra de arte utilizando elementos da cultura de massa e da Pop Art.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras

    Cada grupo irá apresentar sua obra de arte e explicar como aplicou os elementos da cultura de massa e da Pop Art.

  7. Etapa 7 - Debate final

    Será iniciado um debate final, utilizando a metodologia MDC, sobre as obras apresentadas e como elas se relacionam com a Pop Art.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade e a importância da contextualização de diferentes estilos visuais no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a Pop Art no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a habilidade de debate crítico.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos da cultura de massa e da Pop Art na criação da obra de arte.
  • Participação ativa no debate em grupo e no debate final.
  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar a Pop Art e seus principais artistas.
  • Dividir os alunos em grupos para pesquisar sobre um artista e suas obras.
  • Utilizar a metodologia MDC para iniciar e finalizar o debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um artista e suas obras.
  • Participar ativamente do debate em grupo e do debate final.
  • Criar uma obra de arte utilizando elementos da cultura de massa e da Pop Art.