Aula sobre Pop Art
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa arte é caracterizada pelo uso de imagens populares da cultura de massa, como propagandas, revistas em quadrinhos e produtos comerciais. É um estilo que se destaca pela sua simplicidade, cores vibrantes e alegria. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada nesta atividade para que os alunos possam discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa arte é caracterizada pelo uso de imagens populares da cultura de massa, como propagandas, revistas em quadrinhos e produtos comerciais. É um estilo que se destaca pela sua simplicidade, cores vibrantes e alegria. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada nesta atividade para que os alunos possam discutir e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Introdução
Apresente a Pop Art e seus principais artistas, como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre um artista e suas obras.Etapa 3 - Debate em grupo
Cada grupo apresentará seu artista e suas obras para a turma. Em seguida, será iniciado o debate em grupo, utilizando a metodologia MDC, sobre as características da Pop Art e como ela se relaciona com a cultura de massa.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação
Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Aplicação do modelo
Os alunos irão aplicar o modelo de avaliação em um trabalho em grupo, onde deverão criar uma obra de arte utilizando elementos da cultura de massa e da Pop Art.Etapa 6 - Apresentação das obras
Cada grupo irá apresentar sua obra de arte e explicar como aplicou os elementos da cultura de massa e da Pop Art.Etapa 7 - Debate final
Será iniciado um debate final, utilizando a metodologia MDC, sobre as obras apresentadas e como elas se relacionam com a Pop Art.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a atividade e a importância da contextualização de diferentes estilos visuais no tempo e no espaço.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Contextualizar a Pop Art no tempo e no espaço.
- Desenvolver a habilidade de debate crítico.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos da cultura de massa e da Pop Art na criação da obra de arte.
- Participação ativa no debate em grupo e no debate final.
- Utilização adequada do modelo de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Apresentar a Pop Art e seus principais artistas.
- Dividir os alunos em grupos para pesquisar sobre um artista e suas obras.
- Utilizar a metodologia MDC para iniciar e finalizar o debate.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um artista e suas obras.
- Participar ativamente do debate em grupo e do debate final.
- Criar uma obra de arte utilizando elementos da cultura de massa e da Pop Art.