Aula sobre Pop Art

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Seu objetivo era trazer a cultura popular para a arte, utilizando imagens e objetos do cotidiano em suas obras. Nesta atividade, vamos explorar mais sobre esse movimento e como ele pode ser encontrado em nosso dia a dia, como em propagandas, embalagens de produtos e até mesmo em camisetas e acessórios. Utilizaremos a metodologia de Rotação por estações, onde os alunos terão a oportunidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais relacionados ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Seu objetivo era trazer a cultura popular para a arte, utilizando imagens e objetos do cotidiano em suas obras. Nesta atividade, vamos explorar mais sobre esse movimento e como ele pode ser encontrado em nosso dia a dia, como em propagandas, embalagens de produtos e até mesmo em camisetas e acessórios. Utilizaremos a metodologia de Rotação por estações, onde os alunos terão a oportunidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais relacionados ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o movimento Pop Art, mostrando imagens de obras famosas e explicando suas características. Em seguida, divida a turma em três grupos, que serão as estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos da estação 1 terão acesso a materiais como livros, revistas e computadores para pesquisar sobre o movimento Pop Art e suas principais características. Eles deverão fazer anotações e selecionar imagens para apresentar aos colegas nas próximas etapas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise

    Os alunos da estação 2 receberão imagens de obras de arte Pop Art e deverão analisá-las, identificando as características do movimento presentes em cada uma. Eles também deverão selecionar uma obra para apresentar aos colegas nas próximas etapas.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação (20 minutos)

    Os alunos da estação 3 terão materiais como papel, lápis de cor e canetas para criar uma obra de arte inspirada no movimento Pop Art. Eles deverão utilizar elementos do cotidiano em sua criação, como embalagens de produtos ou imagens de celebridades.

  6. Etapa 6 - Apresentação (30 minutos)

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar suas pesquisas, análises e criações aos colegas. Os alunos deverão explicar suas escolhas e como elas se relacionam com o movimento Pop Art.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Faça uma breve discussão com a turma sobre o que foi aprendido na atividade e como o movimento Pop Art pode ser encontrado em nosso cotidiano.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça um breve resumo da atividade e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o movimento Pop Art e outros estilos visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a discussão e o debate em grupo sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e análise realizadas pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação de uma obra de arte inspirada no movimento Pop Art.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e o debate em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e análise de forma cuidadosa e atenta.
  • Utilizar a criatividade na criação de uma obra de arte inspirada no movimento Pop Art.
  • Participar ativamente das apresentações e discussões em grupo.