Aula sobre Pop Art

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos, que teve grande influência na cultura popular. Os artistas pop utilizavam imagens e objetos do cotidiano, como embalagens de produtos, revistas, quadrinhos e propagandas, para criar obras de arte que questionavam a sociedade de consumo e a cultura de massa. Nesta atividade, os alunos serão apresentados à Pop Art e irão criar um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seu conhecimento sobre as sub-ideias relacionadas a ele.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A Pop Art é um movimento artístico que surgiu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos, que teve grande influência na cultura popular. Os artistas pop utilizavam imagens e objetos do cotidiano, como embalagens de produtos, revistas, quadrinhos e propagandas, para criar obras de arte que questionavam a sociedade de consumo e a cultura de massa. Nesta atividade, os alunos serão apresentados à Pop Art e irão criar um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seu conhecimento sobre as sub-ideias relacionadas a ele.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Pop Art, mostrando exemplos de obras de artistas pop como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Pop Art em casa (por isso, importante anotar o tema da aula no quadro e lembrar os alunos da metodologia que será utilizada nessa aula), utilizando fontes confiáveis como livros, sites especializados e vídeos. Eles deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas descobertas sobre a Pop Art. Estimule a troca de ideias e a reflexão crítica sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Peça que os alunos apresentem exemplos práticos de como a Pop Art pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes, como em embalagens de produtos, campanhas publicitárias e filmes. Os alunos serão incentivados a identificar elementos da Pop Art em seu próprio ambiente.

  6. Etapa 6 - Criação de obras de arte

    Os alunos irão criar suas próprias obras de arte inspiradas na Pop Art, utilizando materiais como papel, tinta, canetas e objetos do cotidiano. Estimule a criatividade e a experimentação, incentivando os alunos a expressar suas ideias de forma original.

  7. Etapa 7 - Apresentação das obras

    Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma, explicando as referências à Pop Art e as ideias que inspiraram suas criações. Estimule a reflexão crítica sobre as obras apresentadas, incentivando os alunos a avaliar e comentar o trabalho dos colegas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais conceitos e ideias abordados. Os alunos serão incentivados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de diferentes estilos visuais;
  • Estimular a criatividade e a experimentação na criação de obras de arte;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a cultura de massa e a sociedade de consumo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade do mapa conceitual criado sobre a Pop Art;
  • Originalidade e criatividade na criação de obras de arte;
  • Reflexão crítica sobre a cultura de massa e a sociedade de consumo;
  • Apresentação clara e objetiva das ideias e obras de arte criadas.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
  • Estimular a criatividade e a experimentação na criação de obras de arte;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a cultura de massa e a sociedade de consumo;
  • Avaliar e comentar o trabalho dos alunos de forma construtiva e objetiva.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais relacionados à Pop Art;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seu conhecimento sobre as sub-ideias relacionadas a ele;
  • Criar suas próprias obras de arte inspiradas na Pop Art, utilizando materiais e objetos do cotidiano;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da avaliação das obras de arte criadas pelos colegas;
  • Fazer uma reflexão crítica sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana.