Aula sobre Populacao Brasileira Distribuicao Demografica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A população brasileira é um tema importante para ser trabalhado, pois permite aos alunos entenderem a distribuição demográfica do país, considerando a diversidade étnico-cultural, assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. Os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados: a análise da distribuição populacional em diferentes regiões do Brasil, a comparação da população rural e urbana, e a análise da evolução da população brasileira ao longo do tempo.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "População brasileira: distribuição demográfica" e explique aos alunos a metodologia que será utilizada na atividade. Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre o tema e anotar as principais informações.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um mapa do Brasil e marcar as regiões com maior e menor densidade populacional. Em seguida, devem criar um gráfico de barras que mostre a evolução da população brasileira ao longo do tempo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupos quais são os principais fatores que influenciam a distribuição demográfica no Brasil e escolher os mais relevantes para apresentar em sala de aula.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um infográfico que mostre a distribuição demográfica do Brasil e os fatores que influenciam essa distribuição.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar os infográficos criados e discutir as principais conclusões sobre a distribuição demográfica no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a distribuição territorial da população brasileira.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de infográficos.
  • Trabalhar a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de analisar e discutir a distribuição demográfica no Brasil.
  • Coerência e clareza na apresentação dos infográficos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos na criação dos infográficos.
  • Promover a discussão e análise crítica dos resultados obtidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Realizar a pesquisa e análise crítica de informações.
  • Criar um infográfico de qualidade que mostre a distribuição demográfica do Brasil e os principais fatores que influenciam essa distribuição.
  • Participar da discussão e análise crítica dos resultados obtidos.