Aula sobre Populacao Brasileira Distribuicao Demografica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, vamos explorar a distribuição demográfica da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural, assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como a população brasileira é afetada por esses fatores.

Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a distribuição demográfica pode ser vista em nosso cotidiano, como a concentração de pessoas em grandes cidades, a migração de pessoas para outras regiões em busca de emprego e melhores condições de vida, entre outros. Também destaque a importância de entender esses aspectos para a tomada de decisões políticas e econômicas no país.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos, destacando a importância de entender a distribuição demográfica da população brasileira. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão utilizar esses campos para compreender melhor como a distribuição demográfica afeta a população brasileira, considerando, aspectos de etnia, idade, gênero e renda.

  3. Etapa 3 - Análise dos resultados do mapa de empatia

    Os alunos irão compartilhar os resultados do mapa de empatia em grupos e discutir as principais conclusões sobre a distribuição demográfica da população brasileira. Oriente a discussão e destaque os pontos mais relevantes.

  4. Etapa 4 - Análise de dados e informações

    Os alunos irão analisar dados e informações sobre a distribuição demográfica da população brasileira, como a densidade demográfica por região, a proporção de homens e mulheres, a idade média da população, entre outros. Oriente a pesquisa e forneça materiais de apoio.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão participar de um debate em grupo, discutindo as principais causas e consequências da distribuição demográfica da população brasileira. Oriente a discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Síntese e conclusão

    Os alunos irão sintetizar as principais conclusões da atividade e discutir como a distribuição demográfica da população brasileira pode afetar o desenvolvimento do país. Oriente a discussão e destaque os pontos mais relevantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de análise da distribuição territorial da população brasileira.
  • Estímulo à criatividade e trabalho em equipe por meio da metodologia.
  • Incentivo à pesquisa e análise de dados e informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Análise crítica dos dados e informações sobre a distribuição demográfica da população brasileira.
  • Síntese e conclusão coerentes com as discussões realizadas na atividade.

Ações do professor

  • Orientar as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa e análise de dados e informações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e análise de dados e informações de forma crítica e coerente.
  • Sintetizar e concluir as discussões realizadas em grupo.