Aula sobre Populacao Brasileira Distribuicao Demografica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A população brasileira é um tema importante para a Geografia, pois permite entender como a sociedade está distribuída pelo território nacional. Além disso, é possível analisar a diversidade étnico-cultural, de renda, sexo e idade nas diferentes regiões do país. Os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro, que conterá informações sobre o jogo que eles irão criar, com objetivo de desenvolver a habilidade de analisar a distribuição territorial da população brasileira.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique a metodologia. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue uma folha com o modelo do mapa de registro para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Criação do Nome do Jogo

    Os alunos devem escolher um nome para o jogo que irão criar. Oriente eles a escolher um nome relacionado ao tema da atividade.

  3. Etapa 3 - Objetivo do Jogo

    Cada grupo deve definir qual será o objetivo do jogo. Oriente os alunos a pensar em um objetivo que esteja relacionado ao tema da atividade e que seja desafiador.

  4. Etapa 4 - Desafios do Jogo

    Os alunos devem criar os desafios do jogo, que irão ajudar a alcançar o objetivo definido na etapa anterior. Oriente a pensar em desafios que estejam relacionados ao tema da atividade e que sejam desafiadores.

  5. Etapa 5 - Níveis

    Cada grupo deve definir quantos níveis terá o jogo e como será a progressão entre eles. Oriente a pensar em níveis que estejam relacionados ao tema e que sejam desafiadores.

  6. Etapa 6 - Esquema de Recompensas

    Os alunos devem criar um esquema de recompensas para o jogo, que irá motivar os jogadores a continuar jogando. Oriente a pensar em recompensas que estejam relacionadas ao tema e que sejam motivadoras.

  7. Etapa 7 - Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

    Cada grupo deve criar um texto de apresentação do jogo, explicando como jogar, quais são os desafios e recompensas, e por que o jogo é engajador e será um sucesso. Oriente a pensar em um texto claro e objetivo, que desperte o interesse dos jogadores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a distribuição territorial da população brasileira.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de planejamento e organização.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e objetividade do texto de apresentação do jogo.
  • Relação do jogo com o tema da atividade.
  • Coerência entre os desafios, níveis e recompensas do jogo.
  • Participação e colaboração do grupo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia e orientar os alunos em cada etapa da atividade.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Avaliar o trabalho dos grupos e dar feedbacks construtivos.
  • Incentivar a criatividade e originalidade dos jogos.
  • Estimular a relação do jogo com o tema da atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um jogo relacionado ao tema da atividade.
  • Desenvolver um texto de apresentação do jogo claro e objetivo.
  • Pensar em desafios, níveis e recompensas motivadores e desafiadores.
  • Participar ativamente da atividade e apresentar o jogo para a turma.