Aula sobre Populacao Brasileira Distribuicao Demografica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A população brasileira é um tema importante e presente no cotidiano dos estudantes, pois a distribuição demográfica afeta diretamente a qualidade de vida e as oportunidades de cada indivíduo. Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de discutir e analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural, assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. Para tornar a atividade mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a distribuição de serviços públicos e a oferta de empregos nas diferentes regiões do país.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema da atividade e explique a metodologia, enfatizando a importância da participação ativa dos alunos na discussão.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico do tema para discutir e analisar. Os subtópicos podem ser: a distribuição territorial da população brasileira, a diversidade étnico-cultural, a renda, o sexo e a idade nas regiões brasileiras.

  3. Etapa 3 - Avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os grupos terão um tempo determinado para discutir e analisar o subtópico atribuído, utilizando fontes de pesquisa disponíveis ou em seus próprios dispositivos móveis.

  5. Etapa 5 - Apresentação da conclusão

    Após a discussão, os grupos apresentarão suas conclusões para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Debate

    Faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos os alunos e promovendo o debate crítico sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Ao final da aula, faça uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada, incentivando os alunos a pensarem sobre como a distribuição demográfica afeta suas vidas e a importância de analisar criticamente as informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de análise crítica de informações sobre a população brasileira.
  • Estímulo à participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalho em grupo e colaboração.
  • Estímulo ao uso de fontes de pesquisa e tecnologia.
  • Desenvolvimento da habilidade de reflexão sobre a importância da distribuição demográfica na qualidade de vida dos indivíduos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Utilização de fontes de pesquisa confiáveis.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.
  • Reflexão sobre a importância da distribuição demográfica na qualidade de vida dos indivíduos.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para discussão.
  • Mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Estimular o uso de fontes de pesquisa confiáveis.
  • Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Utilizar fontes de pesquisa confiáveis.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar claramente as conclusões do grupo.
  • Refletir sobre a importância da distribuição demográfica na qualidade de vida dos indivíduos.