Aula sobre Populacao Brasileira Distribuicao Demografica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A população brasileira é um tema importante e presente no cotidiano dos estudantes, pois a distribuição demográfica afeta diretamente a qualidade de vida e as oportunidades de cada indivíduo. Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de discutir e analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural, assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. Para tornar a atividade mais envolvente, utilize exemplos práticos, como a distribuição de serviços públicos e a oferta de empregos nas diferentes regiões do país.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema da atividade e explique a metodologia, enfatizando a importância da participação ativa dos alunos na discussão.Etapa 2 - Divisão em grupos
Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico do tema para discutir e analisar. Os subtópicos podem ser: a distribuição territorial da população brasileira, a diversidade étnico-cultural, a renda, o sexo e a idade nas regiões brasileiras.Etapa 3 - Avaliação por rubrica
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão
Os grupos terão um tempo determinado para discutir e analisar o subtópico atribuído, utilizando fontes de pesquisa disponíveis ou em seus próprios dispositivos móveis.Etapa 5 - Apresentação da conclusão
Após a discussão, os grupos apresentarão suas conclusões para a turma, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado anteriormente.Etapa 6 - Debate
Faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos os alunos e promovendo o debate crítico sobre o tema.Etapa 7 - Finalização
Ao final da aula, faça uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada, incentivando os alunos a pensarem sobre como a distribuição demográfica afeta suas vidas e a importância de analisar criticamente as informações apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de análise crítica de informações sobre a população brasileira.
- Estímulo à participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
- Desenvolvimento da habilidade de trabalho em grupo e colaboração.
- Estímulo ao uso de fontes de pesquisa e tecnologia.
- Desenvolvimento da habilidade de reflexão sobre a importância da distribuição demográfica na qualidade de vida dos indivíduos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Utilização de fontes de pesquisa confiáveis.
- Criação de um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.
- Reflexão sobre a importância da distribuição demográfica na qualidade de vida dos indivíduos.
Ações do professor
- Explicar a metodologia.
- Dividir os alunos em grupos e atribuir subtópicos para discussão.
- Mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.
- Estimular o uso de fontes de pesquisa confiáveis.
- Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Utilizar fontes de pesquisa confiáveis.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Apresentar claramente as conclusões do grupo.
- Refletir sobre a importância da distribuição demográfica na qualidade de vida dos indivíduos.