Aula sobre Populacao Brasileira Distribuicao Demografica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A população brasileira é um tema importante e presente em nosso cotidiano, pois como ela está distribuída no território nacional influencia diversos aspectos da sociedade, como a economia, a cultura e a política. Nesta atividade, os alunos serão os protagonistas da aprendizagem e criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para isso, vamos abordar a diversidade étnico-cultural e os aspectos de renda, sexo e idade nas diferentes regiões brasileiras.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Prepare um material de apoio para os alunos, como textos, vídeos e mapas, que abordem a distribuição demográfica da população brasileira. Os alunos deverão acessar esse material antes da atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala, inicie a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a distribuição demográfica da população brasileira. Registre as informações em um quadro.

  3. Etapa 3 - Exposição

    Apresente um mapa do Brasil e destaque as diferentes regiões e suas características demográficas, como a densidade populacional, a idade média e a renda per capita. Utilize imagens e gráficos para ilustrar essas informações.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade. Explique como a dinâmica funciona e forneça exemplos de como ela pode ser preenchida.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e escolher uma região brasileira para analisar. Cada grupo deve pesquisar informações sobre a distribuição demográfica da região escolhida, utilizando fontes diversas, como livros, revistas, jornais e sites.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar as informações coletadas sobre a região escolhida, utilizando o mapa do Brasil como apoio. Os demais grupos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade com uma reflexão sobre a importância da distribuição demográfica da população brasileira e como ela influencia diversos aspectos da sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da distribuição territorial da população brasileira.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica da atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa.
  • Qualidade das informações coletadas sobre a região escolhida.
  • Criatividade na apresentação das informações.
  • Participação na avaliação das apresentações dos demais grupos.
  • Preenchimento correto do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar um material de apoio sobre a distribuição demográfica da população brasileira.
  • Apresentar um mapa do Brasil e destacar as diferentes regiões e suas características demográficas.
  • Explicar como funciona a Dinâmica dos 3 Qs e fornecer exemplos de como ela pode ser preenchida.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Encerrar a atividade com uma reflexão sobre a importância da distribuição demográfica da população brasileira.

Ações do aluno

  • Acessar o material de apoio sobre a distribuição demográfica da população brasileira antes da atividade.
  • Participar ativamente da roda de conversa.
  • Coletar informações sobre a região escolhida em fontes diversas.
  • Criar uma apresentação criativa das informações coletadas.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.