Aula sobre Por Que Falta Agua No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A água é um recurso natural essencial para a vida humana e para o equilíbrio do planeta. No entanto, o Brasil enfrenta um grande desafio em relação à falta de água em diversas regiões do país. É importante que os estudantes compreendam as causas e consequências desse problema, bem como as possibilidades de soluções para garantir o acesso à água para todos. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e desenvolver habilidades de comparação e análise.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Por que falta água no Brasil?" e questionando os estudantes sobre o que eles sabem e pensam sobre o assunto. Em seguida, será feita uma breve explanação sobre as causas da falta de água no país. Incentive a participação dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher os campos do mapa com informações sobre a população que vive em regiões com falta de água, como o que eles pensam e sentem em relação ao problema, o que eles escutam, falam e fazem, o que eles veem e quais são suas dores e ganhos. Oriente a criação de diferentes personas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, discutindo as informações coletadas e as semelhanças e diferenças entre as diferentes populações analisadas.

  4. Etapa 4 - Análise do ciclo da água

    Apresente o ciclo da água e explique como ele funciona na natureza. Em seguida, faça uma comparação entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as possíveis soluções para garantir o acesso à água para todos, considerando as informações coletadas no mapa de empatia e as características do ciclo da água.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções para a turma, discutindo as vantagens e desvantagens de cada uma.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Encerre a aula fazendo uma reflexão com os alunos sobre o que foi aprendido e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comparação e análise.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver o senso crítico dos estudantes em relação à questão da falta de água no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no mapa de empatia.
  • Coerência e criatividade das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Iniciar a aula apresentando o tema e questionando os alunos sobre o que eles sabem e pensam sobre o assunto.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na análise das informações coletadas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre a população que vive em regiões com falta de água.
  • Propor soluções criativas e coerentes para garantir o acesso à água para todos.