Aula sobre Por Que Falta Agua No Brasil
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A água é um dos recursos naturais mais importantes para a vida na Terra. No entanto, muitas vezes não damos o devido valor a ela e acabamos desperdiçando ou poluindo. No Brasil, a falta de água é um problema recorrente em algumas regiões e é importante entendermos as causas e consequências disso. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para criar um mapa de registro de jogos que nos ajudará a entender melhor o ciclo da água e como ele é afetado pelo ambiente urbano e rural.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Por que falta água no Brasil?" e converse com os alunos as possíveis causas e consequências da falta de água em algumas regiões do país.Etapa 2 - Gamificação
Apresente a metodologia ativa Gamificação e explique como ela será utilizada nesta aula para criar um mapa de registro de jogos sobre o tema. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo criará um jogo contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas. Oriente o preenchimento e estimule a criatividade.Etapa 3 - Desenvolvimento dos jogos
Os grupos terão um tempo determinado para desenvolver seus jogos. O professor deverá auxiliar os alunos na criação dos jogos e na utilização das informações obtidas na etapa 1.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma e explicará como ele funciona e como ajuda a entender o tema. Organize o tempo das apresentações.Etapa 5 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão com os alunos sobre o que foi aprendido e como os jogos ajudaram a entender melhor o tema.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, reforçando os principais pontos discutidos, incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em suas vidas cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água.
- Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Coerência entre os campos do jogo criado.
- Qualidade da apresentação do jogo.
- Participação na discussão final.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Explicar e aplicar a metodologia ativa Gamificação.
- Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
- Conduzir a discussão final.
- Fazer uma conclusão da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão final.
- Aplicar o que foi aprendido em suas vidas cotidianas.
- Respeitar os colegas e o professor durante a aula.