Aula sobre Por Que Falta Agua No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A água é um recurso natural essencial para a vida no planeta Terra. No entanto, o Brasil enfrenta uma crise hídrica que afeta diversas regiões do país. É importante que os alunos compreendam a importância da água, a sua distribuição no planeta e no Brasil, e as causas da falta de água em algumas regiões. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula com uma apresentação sobre a importância da água no planeta Terra e no Brasil. Apresente dados sobre a distribuição da água no planeta e no Brasil, e as causas da falta de água em algumas regiões.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo. Oriente a criação de um modelo de registro das informações por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos sobre o tema. O grupo de observadores irá acompanhar a pesquisa e anotar os principais pontos levantados pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado com a participação dos grupos defensor e opositor. Cada grupo terá o mesmo tempo para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do grupo adversário. A banca julgadora irá avaliar a apresentação dos grupos, conforme o modelo elaborado.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o debate, destacando os principais pontos levantados pelos grupos e enfatizando a importância da água no planeta Terra e no Brasil.

  6. Etapa 6 - Atividade complementar

    Os alunos serão convidados a criar um desenho ou uma redação sobre a importância da água. Combine os prazos de entrega.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade, destacando os pontos positivos e negativos do debate e da atividade complementar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e refutação.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da atividade complementar.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de refutação dos argumentos apresentados pelos grupos adversários.
  • Qualidade da atividade complementar.
  • Participação dos alunos nas discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada grupo.
  • Estimular a pesquisa e a preparação dos argumentos pelos grupos defensor e opositor.
  • Moderar o debate e avaliar a apresentação dos grupos.
  • Realizar uma avaliação da atividade e destacar os pontos positivos e negativos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e preparar os argumentos sobre o tema.
  • Refutar os argumentos apresentados pelo grupo adversário.
  • Criar um desenho ou uma redação sobre a importância da água.
  • Participar das discussões em sala de aula.