Aula sobre Por Que Falta Agua No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A água é um recurso natural essencial para a vida e para o desenvolvimento econômico e social do país. O Brasil é conhecido por ter uma abundância de água doce, mas, apesar disso, ainda enfrenta problemas de escassez e falta de acesso à água potável em algumas regiões. Nesta aula, vamos entender por que falta água no Brasil, explorando o ciclo da água, a importância da preservação das bacias hidrográficas e a relação entre o uso da água e o desenvolvimento urbano. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de rotação por estações, que permitirá aos alunos trabalharem em grupos e de forma mais dinâmica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando a importância da água e os desafios que o Brasil enfrenta em relação à sua gestão. Em seguida, explique como a metodologia de rotação por estações funcionará e divida a turma em três grupos. Distribua os materiais necessários para o registro em cada estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - O ciclo da água

    Nesta estação será abordado o ciclo da água, utilizando materiais como vídeos, imagens e textos para entender como funciona o ciclo da água e sua importância para a manutenção dos ecossistemas e da vida. Peça para fazerem os registros das informações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Bacias hidrográficas

    Nesta estação será abordada as bacias hidrográficas, entendendo sua importância para a preservação dos recursos hídricos e a relação entre a morfologia das bacias e as redes hidrográficas. Utilize mapas para representar a distribuição das bacias hidrográficas no Brasil. Peça para fazerem os registros das informações.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Uso da água nas cidades

    Nesta estação será analisado o uso da água nas cidades, entendendo como o desenvolvimento urbano afeta a disponibilidade e a qualidade da água. Os alunos irão analisar dados sobre o consumo de água em diferentes regiões do país e irão elaborar uma proposta para a gestão sustentável da água nas cidades. Peça para fazerem os registros das informações.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos devem socializar as atividades realizadas, apresentando seus resultados e discutindo as principais conclusões. Faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos os alunos e relacionando as atividades com os objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação nas atividades, a compreensão dos conceitos trabalhados e a capacidade de relacionar os temas com o cotidiano.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Encerre a aula fazendo uma reflexão com os alunos sobre o que foi aprendido e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e sua importância para a manutenção dos ecossistemas e da vida.
  • Compreender a relação entre a morfologia das bacias hidrográficas e as redes hidrográficas e sua importância para a preservação dos recursos hídricos.
  • Analisar o uso da água nas cidades e sua relação com o desenvolvimento urbano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.
  • Capacidade de relacionar os temas com o cotidiano.
  • Criatividade e originalidade nas atividades realizadas.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Mediar a discussão durante as atividades, incentivando a participação de todos os alunos.
  • Relacionar as atividades com os objetivos da aula e com o cotidiano dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e imparcial.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelos temas trabalhados.
  • Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.
  • Relacionar os temas com o cotidiano e com as experiências pessoais.
  • Expressar suas ideias e opiniões de forma clara e objetiva.