Aula sobre Por Que Falta Agua No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A água é um recurso indispensável para a vida e é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Apesar de ser um recurso renovável, a água potável no Brasil está se tornando escassa, principalmente em algumas regiões do país. Nesta aula, vamos entender por que a falta de água ocorre e como podemos contribuir para preservar esse recurso tão importante. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula fazendo uma pergunta sobre a “Porque falta água no Brasil? Os alunos podem compartilhar suas ideias em pequenos grupos e depois compartilhar com a turma. Anote as ideias no quadro. Pode ser feita uma roda de conversa sobre a pesquisa feita em casa. Na sequência, divida os alunos em grupos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema "Por que falta água no Brasil?". O mapa deve conter uma ideia central. Oriente os alunos na criação do mapa, auxiliando-os a organizar as informações de forma clara e objetiva.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as principais causas da falta de água no Brasil e possíveis soluções para esse problema. Oriente a discussão, estimulando a participação de todos os alunos e fazendo perguntas para direcionar a reflexão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos e incentivando os alunos a adotarem práticas sustentáveis em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água.
  • Comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Identificação das principais causas da falta de água no Brasil e possíveis soluções para o problema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para direcionar a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto indicado pelo professor antes da aula.
  • Criar o mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.