Aula sobre Porcentagem Acrescimos E Decrescimos Simples

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A porcentagem é um conceito matemático muito presente no nosso cotidiano, seja em promoções de lojas, descontos em produtos, juros em empréstimos, entre outros. A aula abordará acréscimos e decréscimos simples em porcentagem, ou seja, como calcular o valor final de um produto com um desconto ou acréscimo em porcentagem. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template com 5 etapas para resolver problemas que envolvam porcentagens. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de porcentagem e como ela é aplicada em situações cotidianas. Em seguida, explique o conceito de acréscimo e decréscimo simples em porcentagem, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um template com 5 etapas para resolver problemas que envolvam porcentagens. Eles devem pensar em como organizar as informações, quais estratégias utilizar e como chegar ao resultado final.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupo qual o melhor template para resolver problemas que envolvam porcentagens. Eles devem justificar suas escolhas e chegar a um consenso.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem aplicar o template escolhido em problemas que envolvam acréscimo e decréscimo simples em porcentagem. Eles devem utilizar estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora para chegar ao resultado final.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar os resultados obtidos e discutir em grupo as estratégias utilizadas. Avalie o desempenho dos alunos e dê feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens.
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão de ideias.
  • Promover a educação financeira e a aplicação dos conceitos matemáticos no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do template criado pelos alunos.
  • Utilização de estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora para chegar ao resultado final.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Aplicação dos conceitos matemáticos no contexto de educação financeira.
  • Clareza na apresentação dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de porcentagem e como ela é aplicada em situações cotidianas.
  • Explicar o conceito de acréscimo e decréscimo simples em porcentagem, utilizando exemplos práticos e didáticos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks individuais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Promover a aplicação dos conceitos matemáticos no cotidiano.

Ações do aluno

  • Criar um template com 5 etapas para resolver problemas que envolvam porcentagens.
  • Discutir em grupo qual o melhor template para resolver problemas que envolvam porcentagens.
  • Aplicar o template escolhido em problemas que envolvam acréscimo e decréscimo simples em porcentagem.
  • Utilizar estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora para chegar ao resultado final.
  • Apresentar os resultados obtidos e discutir em grupo as estratégias utilizadas.