Aula sobre Porcentagem Acrescimos E Decrescimos Simples

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A porcentagem é um tema muito presente no cotidiano das pessoas, principalmente quando se trata de finanças. É comum encontrar promoções em lojas com descontos em porcentagem, juros em empréstimos bancários, aumento de salário em porcentagem, entre outros exemplos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem, ou seja, como calcular o valor de um aumento ou diminuição em relação a um valor inicial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que a porcentagem é aplicada.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da porcentagem no cotidiano das pessoas. Mostra exemplos práticos de situações em que a porcentagem é utilizada.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que a porcentagem é aplicada. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" relacionados ao tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilhar com a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de acréscimos e decréscimos simples em porcentagem, utilizando situações do cotidiano dos alunos.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as soluções encontradas para os exercícios e compartilhar com a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da porcentagem no cotidiano das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre a importância da porcentagem no cotidiano das pessoas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.
  • Participação dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da porcentagem no cotidiano das pessoas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de situações em que a porcentagem é utilizada.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da porcentagem no cotidiano das pessoas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que a porcentagem é aplicada.
  • Resolver exercícios sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.
  • Participar da discussão em grupo sobre as informações coletadas no mapa de empatia e as soluções encontradas para os exercícios.