Aula sobre Porcentagem Acrescimos E Decrescimos Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A porcentagem é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes, seja em promoções de lojas, descontos em produtos, juros em empréstimos, entre outros. A aula abordará acréscimos e decréscimos simples em porcentagem, que são muito utilizados em situações financeiras. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância da porcentagem em situações financeiras. Em seguida, apresente os objetivos da aula e como ela será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Acréscimos em porcentagem

    Nesta estação, os alunos devem resolver problemas que envolvem acréscimos em porcentagem, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. Disponibilize exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Decréscimos em porcentagem

    Nesta estação, os alunos devem resolver problemas que envolvem decréscimos em porcentagem, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. Disponibilize exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Elaboração de problemas

    Nesta estação, os alunos devem elaborar problemas que envolvem acréscimos e decréscimos em porcentagem, utilizando situações financeiras do cotidiano. Disponibilize exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos devem se reunir e apresentar os problemas elaborados na estação 3. Auxilie na correção e discussão dos problemas apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos trabalhados e os objetivos alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de elaboração de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam acréscimos e decréscimos em porcentagem.
  • Capacidade dos alunos em elaborar problemas que envolvam acréscimos e decréscimos em porcentagem.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos.
  • Auxiliar na correção e discussão dos problemas apresentados pelos alunos.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Resolver problemas que envolvam acréscimos e decréscimos em porcentagem.
  • Elaborar problemas que envolvam acréscimos e decréscimos em porcentagem.
  • Participar e colaborar durante a atividade.