Aula sobre Porcentagem Acrescimos E Decrescimos Simples

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A porcentagem é uma das áreas mais importantes da matemática, pois está presente em muitas situações do cotidiano, como em promoções de lojas, descontos em produtos, juros em empréstimos, entre outros. Nesta aula, serão abordados acréscimos e decréscimos simples em porcentagem, que são muito utilizados em situações financeiras. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da porcentagem no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique o que são acréscimos e decréscimos simples em porcentagem, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Videoaula

    Os alunos devem assistir a uma videoaula sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e discutir sobre os exemplos apresentados na vídeo-aula. Cada grupo deve elaborar um exemplo prático e didático sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo deve apresentar o exemplo elaborado para a turma, explicando como chegaram ao resultado e como aplicaram os conceitos de acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa anterior.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, discutindo e elaborando exemplos práticos e didáticos sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do exemplo prático e didático elaborado pelo grupo.
  • Utilização correta dos conceitos de acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.
  • Criatividade na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação dos alunos na avaliação da atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da porcentagem no cotidiano dos alunos.
  • Disponibilizar a vídeo-aula previamente para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos para a discussão e elaboração de exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula previamente.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar um exemplo prático e didático sobre acréscimos e decréscimos simples em porcentagem.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa anterior.