Aula sobre Portal De Noticias
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Professor, explique aos alunos que o tema da aula é "Portal de notícias". Eles serão introduzidos a um dos principais meios de informação do nosso cotidiano atual e aprenderão a produzir notícias de forma criativa e envolvente. Eles devem ser encorajados a pensar em como o jornalismo influencia a vida cotidiana de cada um. Para exemplificar, você pode citar o uso de redes sociais e aplicativos de notícias. A metodologia Design Sprint será utilizada por eles como estratégia para trabalhar o tema e seus subtópicos, com foco no desenvolvimento de habilidades dos estudantes.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que o tema da aula é "Portal de notícias". Eles serão introduzidos a um dos principais meios de informação do nosso cotidiano atual e aprenderão a produzir notícias de forma criativa e envolvente. Eles devem ser encorajados a pensar em como o jornalismo influencia a vida cotidiana de cada um. Para exemplificar, você pode citar o uso de redes sociais e aplicativos de notícias. A metodologia Design Sprint será utilizada por eles como estratégia para trabalhar o tema e seus subtópicos, com foco no desenvolvimento de habilidades dos estudantes.Etapa 2 - Entender
Introduza o tema da aula e forneça informações básicas sobre o que é um portal de notícias, sua importância e como ele funciona. Exiba exemplos, previamente selecionados, de portais de notícias e seus principais recursos. Estimule os alunos a fazerem perguntas e esclarecerem suas dúvidas.Etapa 3 - Esboçar
Divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá escolher um tema específico para trabalhar, como tecnologia, meio ambiente ou política, e criar um esboço do portal de notícias que desejam produzir. Eles deverão pensar em uma estrutura básica para o portal, como seções e conteúdo.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo apresentará seu esboço para toda a turma e, em seguida, todos os alunos votarão no melhor esboço. O esboço vencedor será escolhido para a próxima etapa.Etapa 5 - Prototipar
O grupo vencedor irá criar um protótipo do portal de notícias utilizando papel e caneta. Eles deverão incluir pelo menos três notícias em seu protótipo e pensar em como elas serão apresentadas no portal. Oriente-os na criação do protótipo, sugerindo recursos visuais e digitais para a produção.Etapa 6 - Testar
Cada grupo apresentará seu protótipo para a turma e receberá feedback dos demais alunos e de você. O grupo vencedor será escolhido com base no feedback recebido e em sua capacidade de solucionar problemas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de produção de notícias para diferentes meios de comunicação;
- Fomentar o pensamento crítico e criativo dos alunos;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e colaboração;
- Incentivar a utilização de recursos visuais para a apresentação de informações;
- Promover o uso de tecnologia e recursos digitais na aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade das ideias apresentadas pelos alunos;
- Qualidade da estrutura do portal de notícias e sua capacidade de apresentar informações de forma clara e organizada;
- Habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaboração;
- Capacidade de utilizar recursos visuais para a apresentação de informações;
- Utilização de tecnologia e recursos digitais na produção do protótipo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e as etapas da metodologia Design Sprint;
- Orientar e monitorar os alunos durante as etapas do processo;
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos;
- Estimular a criatividade e a originalidade das ideias apresentadas pelos alunos;
- Incentivar a utilização de recursos visuais e digitais na produção do protótipo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas do processo;
- Trabalhar em equipe e colaboração;
- Utilizar a criatividade e originalidade em cada etapa;
- Utilizar recursos visuais e digitais para a produção do protótipo;
- Receber feedbacks construtivos dos colegas e do professor.