Aula sobre Portal De Noticias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que o tema da aula é "Portal de notícias". Eles serão introduzidos a um dos principais meios de informação do nosso cotidiano atual e aprenderão a produzir notícias de forma criativa e envolvente. Eles devem ser encorajados a pensar em como o jornalismo influencia a vida cotidiana de cada um. Para exemplificar, você pode citar o uso de redes sociais e aplicativos de notícias. A metodologia Design Sprint será utilizada por eles como estratégia para trabalhar o tema e seus subtópicos, com foco no desenvolvimento de habilidades dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o tema da aula é "Portal de notícias". Eles serão introduzidos a um dos principais meios de informação do nosso cotidiano atual e aprenderão a produzir notícias de forma criativa e envolvente. Eles devem ser encorajados a pensar em como o jornalismo influencia a vida cotidiana de cada um. Para exemplificar, você pode citar o uso de redes sociais e aplicativos de notícias. A metodologia Design Sprint será utilizada por eles como estratégia para trabalhar o tema e seus subtópicos, com foco no desenvolvimento de habilidades dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Entender

    Introduza o tema da aula e forneça informações básicas sobre o que é um portal de notícias, sua importância e como ele funciona. Exiba exemplos, previamente selecionados, de portais de notícias e seus principais recursos. Estimule os alunos a fazerem perguntas e esclarecerem suas dúvidas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos. Cada grupo deverá escolher um tema específico para trabalhar, como tecnologia, meio ambiente ou política, e criar um esboço do portal de notícias que desejam produzir. Eles deverão pensar em uma estrutura básica para o portal, como seções e conteúdo.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para toda a turma e, em seguida, todos os alunos votarão no melhor esboço. O esboço vencedor será escolhido para a próxima etapa.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    O grupo vencedor irá criar um protótipo do portal de notícias utilizando papel e caneta. Eles deverão incluir pelo menos três notícias em seu protótipo e pensar em como elas serão apresentadas no portal. Oriente-os na criação do protótipo, sugerindo recursos visuais e digitais para a produção.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo apresentará seu protótipo para a turma e receberá feedback dos demais alunos e de você. O grupo vencedor será escolhido com base no feedback recebido e em sua capacidade de solucionar problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de produção de notícias para diferentes meios de comunicação;
  • Fomentar o pensamento crítico e criativo dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e colaboração;
  • Incentivar a utilização de recursos visuais para a apresentação de informações;
  • Promover o uso de tecnologia e recursos digitais na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade das ideias apresentadas pelos alunos;
  • Qualidade da estrutura do portal de notícias e sua capacidade de apresentar informações de forma clara e organizada;
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaboração;
  • Capacidade de utilizar recursos visuais para a apresentação de informações;
  • Utilização de tecnologia e recursos digitais na produção do protótipo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e as etapas da metodologia Design Sprint;
  • Orientar e monitorar os alunos durante as etapas do processo;
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos;
  • Estimular a criatividade e a originalidade das ideias apresentadas pelos alunos;
  • Incentivar a utilização de recursos visuais e digitais na produção do protótipo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do processo;
  • Trabalhar em equipe e colaboração;
  • Utilizar a criatividade e originalidade em cada etapa;
  • Utilizar recursos visuais e digitais para a produção do protótipo;
  • Receber feedbacks construtivos dos colegas e do professor.